Você está lendo...
Honda faz recall do Fit para melhorar no IIHS
Notícias

Honda faz recall do Fit para melhorar no IIHS

Convocação envolve 12 mil modelos vendidos nos Estados Unidos

21 de ago, 2014 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Honda faz recall do Fit para melhorar no IIHS
Modelos envolvidos na convocação receberão para-choques frontais mais resistentes

Os primeiros 12 mil compradores norte-americanos de modelos Honda Fit 2015 serão convidados a reequipar seus veículos para conseguir as melhores notas do Instituto de Seguros para Segurança em Estradas (IIHS, na sigla em inglês), disseram a Honda e a IIHS nesta quinta-feira (21).

A medida, que não é um recall de segurança alinhado com reguladores de segurança dos Estados Unidos, tem como objetivo permitir que todos os carros Fit com ano-modelo 2015 recebam mesmos e mais fortes para-choques frontais presentes nos carros fabricados após o dia 9 de junho, quando a Honda alterou o modo como eram fabricados, disse Chuck Thomas, engenheiro chefe para segurança veicular da Honda nos EUA.

Publicidade


A Honda disse que informará os 12 mil proprietários de carros Fit no final de setembro para que levem os carros para concessionárias para a troca e modernização.

O lançamento da versão 2015 do Fit foi postergado e o carro não encontrou uma recepção firme com consumidores norte-americanos. Até julho, as vendas de Fit acumulavam queda de 12 por cento ante o ano anterior.

Há sete meses, a IIHS disse que o modelo de 2013 do Honda Fit teve um dos piores desempenhos entre 11 carros da categoria subcompactos testados para simular o que acontece quando o canto frontal de um veículo atinge outro carro, um poste ou uma árvore. Dos 11, apenas o Chevrolet Spark da GM recebeu uma boa nota.


Para ser chamada de uma “Principal Escolha em Segurança” da IIHS – uma honraria que as montadoras utilizam no marketing — um veículo precisa receber ao menos uma classificação “aceitável” em testes de “sobreposição frontal pequena” e “boa” em quatro outros testes. As classificações são “boa”, “aceitável”, “marginal” e “ruim”.

A Honda pediu uma segunda chance no teste de “proteção sobreposta pequena” uma vez que seu Honda Fit versão 2015 fosse lançado, e em janeiro havia previsto que o carro conseguiria uma classificação “boa”.

No entanto, em um teste da IIHS em março, o subcompacto melhorou apenas para uma classificação “marginal”, ante “ruim” em janeiro, o impedindo de receber a maior condecoração de segurança da IIHS.


Após alterar o processo de fabricação dos carros no México, ao acrescentar soldas mais robustas a uma barra de aço atrás da frente do para-choque frontal, a companhia solicitou outro teste à IIHS.

A Honda então avançou para uma classificação “aceitável” – o bastante para receber a maior condecoração de segurança da IIHS.


Deixe sua opinião