Você está lendo...
Honda fecha acordo e vai produzir os carros elétricos da Sony
Mercado

Honda fecha acordo e vai produzir os carros elétricos da Sony

Com uma aliança estratégica, joint-venture Sony/Honda pretende lançar o primeiro veículo elétrico em 2025; Vision-S 02 pode ser um dos candidatos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

11 de mar, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Honda e Sony
SUV elétrico Vision-S 02 e sedã esportivo Vision-S devem ser os modelos da Sony produzidos pela Honda
Crédito:Sony/Divulgação

A Sony apresentou seus primeiros veículos elétricos no comecinho do ano, durante a CES, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas (EUA). Entretanto, logo depois, a gigante de eletrônicos anunciou que buscaria uma parceira para produzir os carros. Pois a espera durou pouco. Nesta semana, Honda e Sony anunciaram uma parceria no Japão para a produção de automóveis. A fabricante japonesa de HR-V e Civic será a responsável por montar os modelos da Sony a partir de 2025, quando eles deverão chegar às ruas do país.

Apesar da divulgação, não se tem muitas informações sobre o futuro e planos, muito menos qual será o primeiro carro produzido. Há uma grande possibilidade de que o Vision-S 02, SUV elétrico revelado neste ano, seja o escolhido. No entanto, não há nenhum tipo de dica que afirme qual será o foco inicial da companhia. Se vai, por exemplo, mirar clientes da Tesla. Afinal, os carros da marca de Elon Musk já permitem rodar games.

De toda forma, a parceria é uma oportunidade para a Honda, que vai conseguir investir com mais força na eletrificação. Já a Sony aproveita para se filiar, ainda mais, ao mercado automotivo, no qual está tentando ingressar desde 2020, quando apresentou seu primeiro carro conceito, o sedã esportivo Vision-S.

Publicidade


Honda/Sony
Sony/Divulgação

''Com a aliança com a Honda, que acumula uma experiência global consistente e conquistas na indústria automotiva por muitos anos, a Sony busca desenvolver sua ''visão'', que consiste em fazer do espaço de mobilidade um espaço emocional'', comentou em nota o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida.

Como vai funcionar?

Ao que parece, a companhia vai trabalhar com os fortes de cada empresa. Dessa forma, a Sony vai ficar responsável pelo sistema de entretenimento e serviços de mobilidade. Mas, além disso, também vai arcar com o desenvolvimento da plataforma para a nova gama de veículos. Em contrapartida, a Honda vai participar com a produção dos modelos, com foco no desempenho e estrutura.




''Embora Sony e Honda tenham muitos pontos históricos e culturais em comum, nossos domínios tecnológicos são muito diferentes. Por isto, acredito que esta aliança, que combina as forças de nossas duas empresas, oferecerá grandes possibilidades para o futuro da mobilidade'', disse o CEO da Honda, Toshihiro Mibe.

SUV de 7 lugares

Revelado no começo do ano, o Vision-S 02 é um crossover elétrico de 7 lugares. Por fora, tem estilo parecido com os carros da Tesla, que, em teoria, é uma rival direta. O visual do SUV segue a mesma proposta do sedã Vision-S 01, que surgiu em 2020, mas ainda não saiu da fase conceitual. Entretanto, a parceria com a Honda pode ter uma grande influência para que logo o modelo vire realidade e ganhe produção em série.


Em relação à mecânica, o SUV traz dois motores elétricos instalados um em cada eixo. Eles geram cerca de 272 cv de potência cada um, ou 200 kW. Ou seja, a potência combinada chega a 544 cv. Mas, a partir daí, tudo é especulação, pois a Sony não revelou mais detalhes. Portanto, espera-se que o utilitário atinja velocidade máxima de 180 km/h, capacidade bem menor em relação aos 240 km/h do sedã. Já a tração será integral e a suspensão, independente na dianteira e na traseira.

A empresa de tecnologia afirmou que está trabalhando em um sistema de piloto automático similar ao Autopilot, da Tesla, que terá vários sensores e radares. De acordo com primeiros testes, o sistema da Sony deverá ter a direção autônoma de nível 2.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião