Redação

08/09/2017 - 6 minutos de leitura. Atualizado: 09/09/2017 | 15:55

‘Honda perdeu seu mojo’, diz CEO da montadora

Para Takahiro Hachigo, Honda estava tão obcecada em derrotar a Toyota que perdeu a qualidade

Queda Crédito: Para executivos, Civic de nona geração é um dos exemplos de queda de qualidade dos produtos da Honda (Foto: Honda)

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

“Não há dúvidas: a Honda perdeu o seu mojo.” A frase de efeito se torna mais ainda impactante com a revelação de quem é seu autor. Ela foi dita por ninguém menos que o CEO mundial da Honda, Takahiro Hachigo.

E não foi só isso. Para executivos da montadora, a Honda passou tantos anos obcecada em bater a Toyota que perdeu a qualidade. As afirmações surgiram em entrevista coletiva com mais de 20 alto executivos da companhia, de acordo com a agência Reuters.

Na ocasião, o objetivo era revelar as metas que têm o objetivo de levar a fabricante de volta ao caminho do sucesso. “Nós perdemos os atributos de empresa de engenharia que fizeram da Honda tudo o que ela representou no passado”, falou Hachigo.

Continua depois do anúncio

De acordo com o artigo da Reuters, nos anos 80 a empresa estava na vanguarda. Nas pistas e fora delas. A parceria com a McLaren à época, na Fórmula 1, foi muito bem sucedida. Ayrton Senna sagrou-se tricampeão pela equipe e passou a ser o garoto propaganda da Honda.

Fora das pistas, a marca obtinha grande sucesso com Civic e Accord, que eram dois dos carros mais adorados dos Estados Unidos. Além disso, foi a primeira montadora, conforme a Reuters, a revelar um carro elétrico a bateria, o EV Plus.

Trinta anos após o que a Reuters chama de “Momento Senna”, a situação é bem diferente. A qualidade dos produtos despencou. Indício disso é o fato de a montadora ter promovido recall de mais de 11 milhões de veículos desde 2018. Isso apenas nos Estados Unidos.


A empresa também perdeu também o bonde da história no desenvolvimento de elétricos, ultrapassada pela Tesla, entre outras. Na Fórmula 1, a parceria com a McLaren foi retomada.

No entanto, em sua terceira temporada na categoria, a Honda é a empresa que produz os piores motores da categoria. Por causa da parceria, a McLaren, que sempre manteve a tradição de disputar títulos, amarga agora posições no fundo do grid.

 


A ORIGEM DO PROBLEMA

A obsessão pela Toyota, e por ganhar participação de mercado, foi a principal razão para a perda de qualidade dos produtos da Honda. “Priorizamos a participação de mercado, em detrimento da inovação”, disse o CEO de pesquisa e desenvolvimento da marca, Yoshiyuki Matsumoto, à Reuters.

“Estávamos tão obcecados em bater a Toyota que começamos a nos parecer com ela. Nos esquecemos de nossa essência como companhia”, complementou.


Um exemplo dessa política é o Civic de nona geração – anterior a que é vendida atualmente. Lançada no início do ano, ela é fruto da redução de custos.

Seu design era mais careta que o do modelo de oitava geração, com o qual compartilhava a maioria das peças. Além disso, foram tantas as determinações de redução de custo durante seu desenvolvimento que o carro acabou ficando menor e menos espaçoso que o planejado.

Quando foi lançado, no início da década, o Civic foi muito criticado por especialistas da indústria mundial. O sedã só começou a recuperar sua reputação em 2015, com o lançamento da décima – e atual – geração.


A Honda sofreu uma queda abrupta em rankings de qualidade dos EUA. Em 2000, era a sétima montadora mais renomada, de acordo com a J.D. Power. Em 2017, ficou a 20ª posição nessa mesma lista.

 

COMO ‘VOLTAR AO CAMINHO’


De acordo com Hachigo, a base do plano de voltar a brilhar é dar aos engenheiros a liberdade de correr riscos. Para o executivo, isso é primordial na cultura Honda, mas a empresa deixou de arriscar nas últimas duas décadas.

O executivo disse que a Honda formou diversos grupos de engenheiros para pensarem exclusivamente em inovação. Os moldes são adotados por empresas como a Apple, por exemplo.

O objetivo é colocar a Honda de volta à vanguarda do desenvolvimento do carro do futuro – eletrificado, autônomo e conectado. No momento, a empresa está atrasada na criação de inovações para esses parâmetros.


 

VEJA TAMBÉM: CARROS QUE PERDERAM RELEVÂNCIA NO MERCADO

Veja mais: detalhes da galeria

 


 

 

 


 

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

VER TODAS AS OFERTAS