
Rafaela Borges
A atração da Honda no Salão de Detroit (EUA), a partir de 14 de janeiro, será o protótipo Urban SUV. O modelo conceitual dará origem a um utilitário-esportivo compacto, de porte menor que o do CR-V. A versão definitiva deve ser vendida no Brasil e concorrerá com Ford EcoSport, Renault Duster e os futuros modelos do segmento.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Foi o EcoSport que inaugurou, no Brasil, a categoria dos utilitários-esportivos derivados de carros compactos. A vantagem desses modelos é o preço, bem mais em conta do que outros veículos do segmento oferecidos por aqui até então. O Ford, que este ano chegou à segunda geração, parte de R$ 53.490. O Duster começa em R$ 48.170.
Com o Urban SUV, a Honda seguirá os passos de outras marcas que já estão preparando rivais para o EcoSport. Neste ano, foram apresentados os protótipos 2008, da Peugeot, e Taigun, da Volkswagen.
As versões definitivas destes modelos – derivados respectivamente de 208 e Up – devem ser apresentadas no decorrer de 2013. A chegada de ambos ao Brasil está prevista para 2014.
No mesmo ano, a Chevrolet deve nacionalizar o Traxx, que hoje é produzido no México. A marca ainda não decidiu se, antes de torná-lo um produto nacional, o trará da América do Norte – a limitação às importações de veículos do país sem imposto é um entrave.
Tanto Duster e Traxx quanto os modelos que surgirão a partir dos protótipos 2008, Taigun e Urban SUV são veículos globais. O EcoSport, que na primeira geração era feito apenas no Brasil, agora será produzido em pelo menos outros quatro países.
TUCSON
A Hyundai lançou a versão flexível do Tucson, que é produzido em Anápolis (GO). Com preço de R$ 67.500, traz propulsor 2.0 que gera 146 cv com etanol. A versão apenas a gasolina deixa de ser oferecida.