
Um executivo da Honda na Índia confirmou o que já se falava por aqui: a marca japonesa prepara um novo utilitário-esportivo para ficar abaixo do HR-V e cujo nome WR-V já foi registrado no Brasil. O modelo que vem atendendo pelo código 2FM teve sua apresentação confirmada para o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.
Ele vai utilizar a plataforma que deu origem a Fit, City e HR-V. Com dimensões menores que o irmão HR-V, o 2FM vai substituir o antigo Fit Twist e concorrer com os “aventureiros”, como Volkswagen CrossFox, Renault Stepway, Hyundai HB20X, Toyota Etios Cross e Fiat Idea Adventure.
Para isso – e diferentemente do seu antecessor – terá suspensão elevada e algumas mudanças visuais mais extremas, como os apliques em plástico nas caixas de rodas e para-choques e possível alterações na traseira, incluindo a tampa do porta-malas, para ganhar um ar de utilitário-esportivo realmente.
Na parte mecânica ele não deve apresentar surpresas de momento. Será o motor quatro-cilindros 1.5 flexível de até 115 cv e 15,3 mkgf. Como será uma versão mais equipada, contará apenas com o câmbio automático CVT. Ele, assim como o Fit, deverá receber o motor 1.0 turbo com potência semelhante, mas mais econômico e com mais torque.
A ideia é aumentar o mercado de utilitários-esportivos compactos com uma versão ainda menor que o HR-V e seus rivais, algo semelhante ao que a Volkswagen intentava fazer com o Taigun, que seria produzido sobre a plataforma do Up! e teve projeto cancelado recentemente.