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Novo Hyundai Azera é completo e bom de dirigir
Avaliação

Novo Hyundai Azera é completo e bom de dirigir

Por R$ 297.300, nova geração do Hyundai Azera chega ao País com bom pacote de itens de série e evoluções no acabamento, motor e câmbio

José Antonio Leme

16 de fev, 2020 · 8 minutos de leitura.

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azera
HYUNDAI AZERA 2020
Crédito:NILTON FUKUDA/ESTADÃO

A sexta geração do Hyundai Azera chegou o Brasil no fim do ano passado. Desde que começou a ser oferecido no País, em 2008, o sedã sul-coreano se tornou referência de estilo e conforto no segmento. O novo Azera tem várias inovações em termos de estilo e tecnologia, amplo pacote de itens de série e atualizações no conjunto mecânico. O preço sugerido é de R$ 297.300.

Sob o capô, há boas novidades implementadas no motor 3.0 V6 a gasolina. Agora são 261 cv de potência e 31 mkgf de torque. Em relação ao anterior, houve ganho de 11 cv e 2 mkgf, respectivamente.

Isso é resultado da adoção de novas tecnologias que contribuíram também para a redução do consumo de combustível e as emissões de poluentes. É o caso da injeção direta de gasolina e do comando variável tanto para as válvulas de admissão quanto para as de escape. Há ainda coletor de admissão variável e acelerador com controle eletrônico.

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O câmbio também é novo. O automático de seis marchas da quinta geração deu lugar a outro, bem mais moderno e eficiente, de oito velocidades. A tração é no eixo dianteiro.

NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Isso deixou o Azera mais esperto em arrancadas e retomadas de velocidade. As respostas são muito boas, a despeito de o sedã ter peso de 1.622 kg. Trata-se de um modelo focado em oferecer conforto para até cinco ocupantes.


Colabora com isso as quatro opções de modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Auto). Entre a Eco, voltada à redução do consumo, e a Sport, fica clara a diferença de respostas aos comandos do pé direito.

Para deixar a tocada ainda melhor, especialmente no modo esportivo, bem que o novo Azera poderia trazer aletas no volante para trocas manuais de marcha. Essa opção está disponível apenas por meio da alavanca no console central.

As suspensões, independentes na dianteira e traseira, trabalham bem e garantem bom nível de conforto. O sistema é eficiente e filtra bem os solavancos, inclusive quando o sedã roda sobre piso ruim e considerando que as rodas de liga leve têm 19 polegadas.


A carroceria do Azera permanece firme mesmo em curvas e quando o motorista exige um pouco mais do acelerador. A assistência elétrica da direção é adequada à proposta do sedã. Embora tenha respostas um tanto indiretas, garante conforto e passa sensação de segurança ao volante.

NILTON FUKUDA/ESTADÃO
Em termos de dimensões, o novo Azera praticamente não mudou em relação ao anterior. O sedã tem 4,93 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 2,85 m de distância entre os eixos. O porta-malas ganhou 54 litros e agora tem 515 l de capacidade.


Um eventual quinto ocupante sofrerá um pouco por causa do túnel central elevado. Isso reduz o espaço para as pernas. Já a área para os ombros é ampla mesmo quando houver três adultos viajando no banco de trás.

A ergonomia é boa. Todos os comandos ficam ao alcance do motorista e é fácil acionar os vários sistemas do carro. A central multimídia tem respostas rápidas, mas o estilo da interface poderia ser mais moderno. O mesmo ocorre com o painel de instrumentos.


NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Hyundai Azera: versão única e bem completa

Oferecido em versão única, o Azera traz ampla lista de equipamentos. De série há sete air bags, controles de tração, estabilidade e de velocidade de cruzeiro adaptativo. Teto solar panorâmico, carregador de celular por indução (sem fio), alerta de ponto cego, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento, além de volante de couro com aquecimento também fazem parte do pacote de equipamentos.

Outros destaques são o som de alta fidelidade, a central multimídia com tela de 8 polegadas com integração às plataformas Android Auto e Apple CarPlay, câmeras de 360º e o sistema de frenagem de emergência automática (sem interferência do motorista). Outros mimos são a cortina retrátil no vidro traseiro, o ar-condicionado com duas zonas e os faróis e lanternas Full-LEDs.


NILTON FUKUDA/ESTADÃO

No visual, o Azera ficou mais comportado que o da geração anterior que chamava a atenção por onde passava. As linhas são harmoniosas, porém mais conservadoras.

O destaque é a traseira, que mantém o “DNA” do estilo dos modelos das gerações anteriores. Embora tenham mudado bastante, as linhas mantiveram o conceito das lanternas unidas por uma barra iluminada.


Na cabine o novo Azera mostra sua maior evolução. O acabamento é de muito boa e inclui materiais como couro revestindo o volante, o painel e os bancos. As peças plásticas são bem encaixadas e aparentam o nível de qualidade que faz jus à categoria.

NILTON FUKUDA/ESTADÃO

FICHA TÉCNICA – HYUNDAI AZERA

Preço: R$ 297.300
Motor: 3.0, V6, 24V, gasolina
Potência (cv): 261 a 6.400 rpm
Torque (mkgf): 31 a 5.300 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas
Porta-malas: 515 litros


PRÓS E CONTRAS 

PRÓS – EQUIPAMENTOS

A lista de itens de série é bem completa e traz tecnologias bem-vindas no dia a dia.


CONTRAS – PAINEL DE INSTRUMENTOS

O painel de instrumentos não acompanha toda a evolução do Azera e destoa do conjunto.

Atualizada em 16/2 às 17h48


 

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