SUVs compactos Hyundai
Kleber Silva/K Design

Hyundai e Waymo se unem para oferecer carros autônomos

Com a parceria a longo prazo, as empresas Hyundai e Waymo unem experiência e liderança na autonomia de direção

Por Crisley Santana 16 de out, 2024 · 4m de leitura.

A Hyundai Motor Company e a Waymo firmaram uma parceria estratégica de longo prazo com o objetivo de transformar a direção autônoma. O primeiro passo desta colaboração será integrar o sistema de direção autônoma de sexta geração da Waymo ao SUV IONIQ 5 da Hyundai. Contudo, isso será feito inicialmente para a frota de transporte por aplicativo da Waymo. No entanto, essa parceria abre caminho para a possibilidade de, no futuro, consumidores terem acesso a veículos totalmente autônomos.

A parceria, anunciada recentemente, começa com o IONIQ 5 que receberá tecnologia de direção autônoma chamada Waymo Driver. Os veículos farão parte da frota da Waymo, que está em expansão. A Hyundai planeja produzir os IONIQ 5s modificados em sua nova fábrica de veículos elétricos na Geórgia. Os primeiros testes em estrada previstos para o final de 2025.

Embora o foco inicial seja o transporte por aplicativo, a parceria sugere que a tecnologia de direção autônoma poderá chegar aos consumidores. A Waymo e a Hyundai já estão explorando outras oportunidades para expandir essa inovação. “A tecnologia da Waymo está melhorando a segurança nas estradas, e o IONIQ 5 é ideal para escalarmos isso”, afirmou José Muñoz, presidente e COO da Hyundai.


Hyundai e Waymo e o impacto na direção autônoma

A colaboração entre a Hyundai e a Waymo promete revolucionar o futuro da mobilidade. A experiência da Hyundai em veículos elétricos, aliada à liderança da Waymo em sistemas autônomos, coloca as empresas em uma posição privilegiada para a parceira.

Tekedra Mawakana, co-CEO da Waymo, destacou aspectos da colaboração entre as marcas. “A Hyundai é o parceiro ideal, com seu foco em sustentabilidade e inovação em veículos elétricos. Estamos prontos para levar nosso serviço autônomo para mais passageiros em mais lugares”, disse Mawakana. Assim, a tecnologia de direção autônoma, atualmente disponível apenas em serviços de transporte, está cada vez mais próxima dos consumidores.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!