A Hyundai enfim confirmou o desenvolvimento e produção da picape Santa Cruz. O modelo terá porte médio e será produzido na fábrica da marca no Alabama, Estados Unidos. A planta é a mesma que produz os sedãs Sonata e Elantra, e o SUV Santa Fe. O anúncio põe fim às especulações levantadas desde 2015 com o conceito que a marca revelou no Salão de Detroit daquele ano.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Segundo a marca, a picape vai combinar atributos de um utilitário com a versatilidade de uma caçamba aberta. Diferentemente do antecipado, o modelo será voltado para lazer e terá carroceria monobloco. O conceito é semelhante ao usado pela Honda na Ridgeline.
A fábrica do Alabama vai receber um investimento de US$ 410 milhões para implantação da nova linha de montagem. A planta receberá novas áreas de estampatia, solda e processamento.
Santa Cruz terá ‘irmã’ australiana
A Hyundai não revelou se a plataforma da Santa Cruz irá aproveitar elementos de modelos já conhecidos. O modelo, no entanto, será bem diferente da outra picape que a Hyundai também desenvolve. Com construção de chassi sobre longarina, o modelo está sendo criado pela Hyundai australiana para concorrer com a Toyota Hilux.
O modelo australiano deverá ter motores a diesel ou gasolina e tração integral. A Kia também participa do projeto e poderá ter uma picape com seus emblemas. A Hyundai também deu a entender que poderá fazer uma série de versoes especiais do modelo. Até uma preparada pela divisão esportiva N deve estar nos planos. O modelo seria feito nos moldes da Ford Ranger Raptor.
A picape é aguardada para 2021, e sua versão Kia para 2022. Inicialmente, os principais mercados serão Ásia e Oceania. As regiões são grandes consumidoras de picapes médias.