Você está lendo...
Hyundai estreia Ioniq 6, sedã elétrico que alcança 610 km de autonomia
Mercado

Hyundai estreia Ioniq 6, sedã elétrico que alcança 610 km de autonomia

Novo carro elétrico da Hyundai, Ioniq 6 estreia com sistema avançado de condução semiautônoma e estilo esportivo para encarar o Tesla Model 3

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

13 de jul, 2022 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai
Com diferentes opções de motor, sedã elétrico Hyundai Ioniq 6 pode chegar a 324 cavalos de potência
Crédito:Divulgação/Hyundai

A Hyundai apresentou o segundo modelo da sua linha de carros elétricos. Trata-se do Ioniq 6, um sedã alimentado por baterias que chega ao mercado com visual futurista e recheado de tecnologia. O modelo, que terá a produção iniciada no terceiro trimestre deste ano, possui autonomia estimada em mais de 600 km, segundo o ciclo WLTP. Portanto, o sedã elétrico vai encarar modelos como o Tesla Model 3, o carro mais vendido da marca de Elon Musk. 

De acordo com a montadora sul-coreana, o Ioniq 6 estará disponível nas principais plataformas do metaverso. Como é o caso, por exemplo, da Hyundai Mobility Adventure. Assim, os interessados poderão fazer um test drive virtual e avaliar os principais recursos. Até o momento, os preços não foram divulgados, o que deve acontecer em breve.

Hyundai
Divulgação/Hyundai

Publicidade


“O Ioniq 6 é o próximo passo ambicioso na estratégia da Hyundai Motor para acelerar sua transição para a eletrificação e para uma posição como líder global em EVs”, disse Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.



Visual futurista

Em relação ao design, o Ioniq 6 traz um estilo bem moderno. Na dianteira, o destaque fica com o conjunto óptico, que traz faróis Full LEDs em formato de pixels – marca registrada da linha. E claro que, por ser um carro 100% elétrico, não há grade dianteira. Por isso, o modelo traz um para-choque maior e alongado, com uma barra que vai de ponta a ponta. Nas laterais, as maçanetas são embutidas, o que ajuda a reduzir a resistência ao ar.

No entanto, o que realmente chama atenção é a traseira, que pode dividir opiniões. Além do caimento da coluna C, que remete ao estilo cupê, há um spoiler e um aerofólio embutido. A lanterna é conectada por uma linha fina extensa, também “pixelada”, que atravessa o porta-malas e chega até as laterais. Além disso, outro detalhe é o grande difusor, que deixa o visual mais esportivo. No mais, há o novo logotipo da Hyundai centralizado.


Divulgação/Hyundai

De acordo com a Hyundai, com as linhas fluidas, o Ioniq 6 possui um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,21 – o que ajuda no desempenho. Ao todo, o sedã chega ao mercado com 12 opções de cores externas e rodas de 18 até 20 polegadas. Assim como o hatch Ioniq 5, o sedã utiliza a plataforma E-GMP (Plataforma Modular Global Elétrica). Em relação a tamanho, ele possui 4,85 metros de comprimento. Ou seja, é mais longo que o Tesla Model 3. Por sua vez, conta com 1,49 m de altura, 1,88 m de largura e um longo entre-eixos de 2,95 m.

Mais de 300 cavalos

Sob o capô, o sedã conta com algumas opções. Segundo a Hyundai, a bateira de 77,4 kWh pode ser associada a duas opções de propulsores elétricos. O primeiro, com tração traseira, oferece 228 cv de potência e 35,7 mkgf de torque máximo. Já a configuração de motor duplo com tração integral (AWD), chega a entregar uma potência combinada de 324 cv e 61,7 mkgf de torque. Segundo a montadora, o sedã vai de zero a 100 km/h em 5,1 segundos.


Vale dizer que o Ionic 6 possui recursos que podem melhorar o desempenho e a direção. O sistema EV Performance Tune-Up, por exemplo, permite ajustar a potência do motor, a sensibilidade do acelerador e do modo de transmissão, bem como o desempenho e o modo de direção. Além disso, há um som ativo (e-ASD) que adiciona sons ao veículo.

Hyundai
Divulgação/Hyundai

A marca afirmou que, por conta da arquitetura E-GMP, o sedã pode suportar estruturas de carregamento de 400 a 800 volts. Com um carregador de 350 kW, ele vai de 10% a 80% em 18 minutos.


Interior

O interior do Ioniq 6 é luxuoso e promete ter materiais sustentáveis na composição. Como é o caso, por exemplo, de couro ecológico nos assentos, tecido feito de materiais recicláveis, entre outros. No painel, há uma central multimídia de 12 polegadas – com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay -, mesmo tamanho do cluster 100% digital. Além disso, é o primeiro carro da marca a fazer atualização pelo software Over-the-Air (OTA). Na cabine, é possível personalizar a iluminação ambiente com 64 opções de cores. Há também quatro portas USB do tipo C.

Hyundai
Divulgação/Hyundai

Recursos avançados

Em relação a equipamentos de auxílio à condução, o Ioniq 6 tem o nível mais avançado do Hyundai SmartSense. Há, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cedo e sistema de permanência e mudança de faixa. Um dos destaques é o Smart Cruise Control (SCC). O sistema de condução semiautônoma aprende o estilo de condução do motorista, e pode copiar automaticamente quando estiver ativo. Outros recursos incluem acionamento automático dos faróis altos, alerta de fadiga e monitor de ponto cego.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai New HB20S Platinum Plus
Oferta exclusiva

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Deixe sua opinião