Hyundai HB20 ganha inédito motor 1.0 turbo

Propulsor tricilíndrico sobrealimentado tem até 105 cv e estará no hatch e no sedã; preços partem de R$ 47.445

Por 12 de abr, 2016 · 4m de leitura.
HB20 1.0 Turbo de até 105 cv fica acima do 1.0 aspirado e sempre abaixo do 1.6 de até 128 cv

A Hyundai entra na briga do downsizing apresentando seu inédito motor 1.0 turbo para aumentar as opções na família HB20. O preço inicial no hatch é de R$ 47.445 usando o novo propulsor. Já no sedã ele inicia em R$ 51.475, ambos na versão Comfort Plus – que é a de entrada.

Na versão Comfort Style, que é a intermediária, os valores partem para R$ 51.595 pelo hatch e R$ 55.225 pelo três volumes, ou seja, sempre uma diferença de 3.700 para as mesmas versões com o motor 1.0 aspirado. Ele fica no meio entre os já existentes três cilindros 1.0 de até 80 cv e o quatro-cilindros 1.6 de até 128 cv, ambos aspirados. As vendas iniciam no dia 26 de abril.


Esse novo motor gera 98 cv e 13,8 mkgf com gasolina e 105 cv e 15 mkgf com etanol. A potência máxima chega sempre a 6.000 rpm e o torque a 1.550 rpm. O câmbio é o manual de seis marchas que também equipa o 1.6, mas com relação própria e diferencial 10% mais longo.

Para chegar a esses números, o motor ganhou uma turbina Honeywell de 34 mm com 0,9 BAR de pressão e que pode girar até a 230 mil rpm. A capacidade de óleo aumentou de 2,9 litros para 3,5 litros, além da introdução de novas bielas, bomba de óleo, velas, cabeçote com coletor integrado, coxins, filtro de ar e mais galerias de resfriamento no bloco.

Equipado com esse motor, o HB20 promete fazer 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada trabalhando com etanol, enquanto com gasolina os números são de 11,6 km/l e 14,3 km/l, segundo a Hyundai. A velocidade máxima agora é de 182 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,2 segundos.


Diferente de seu principal rival, o três-cilindros 1.0 do VW Up! TSI que tem injeção direta de combustível, o novo propulsor Hyundai tem injeção indireta.