Você está lendo...
Hyundai interrompe produção do HB20 e do SUV Creta por falta de chips
Mercado

Hyundai interrompe produção do HB20 e do SUV Creta por falta de chips

Crise dos semicondutores obriga Hyundai a parar produção em Piracicaba, no interior paulista, o que pode afetar melhor momento do hatch HB20

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

06 de jul, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

combustível
Em reviravolta, HB20 sai na frente em dezembro, mas ainda não é o mais vendido
Crédito:Hyundai/Divulgação

Depois de comemorar a marca histórica do HB20, carro de passeio mais emplacado do 1º semestre no ranking de vendas da Fenabrave, a Hyundai vai ter que pisar no freio de novo. Nesta semana, a fabricante sul-coreana parou por completo a produção de veículos em sua fábrica de Piracicaba, no interior paulista, por causa da falta de semicondutores.

Assim, a montadora deixa momentaneamente de fabricar o SUV Creta e o hatch HB20 que, pela primeira vez desde o seu lançamento, em 2012, superou o Chevrolet Onix em vendas. Em números, o hatch emplacou 7.609 unidades em junho, número que contribuiu para o acúmulo de 45.408 exemplares no acumulado desde janeiro.

No caso do Creta, o desligamento das máquinas pode, portanto, decretar o fim da produção do atual modelo que está nas lojas. Isso porque a Hyundai está muito próxima de lançar a nova geração do SUV, que chega até setembro totalmente reformulado.

Publicidade


Hyundai Creta
Tiago Queiroz/Estadão

O utilitário fechou o 1º semestre na 9ª colocação geral, com 33,5 mil unidades comercializadas no período, o que assegurou a vice-liderança do segmento. O rival Jeep Renegade foi o primeiro da lista de SUVs, com 40.607 emplacamentos no período (veja aqui o ranking).

Posicionamento da Hyundai

Questionada sobre a duração da paralisação, a Hyundai Motor Brasil informou, em nota, que suspendeu a produção do 1º turno de sua fábrica em Piracicaba desde ontem (5) “devido à continuidade das condições instáveis de fornecimento de componentes eletrônicos”.


De acordo com a fabricante, a previsão de retorno é para o dia 15 de julho. O segundo e o terceiro turnos já estavam suspensos e retornam em 12 de julho. Com isso, não haverá produção na fábrica até o dia 11. A empresa segue monitorando a situação e “tomará as medidas necessárias para adaptar os volumes de sua produção conforme as condições de fornecimento de peças a cada semana”, detalha a HMB.



Hyundai
Hyundai/Divulgação

Cabe recordar que a Hyundai suspendeu o 3º turno em 31 de maio. Depois, em 21 de junho, o segundo turno foi suspenso. Assim, apenas o 1º turno estava em operação até a última semana.


Números da indústria são alarmantes

De acordo com o balanço mensal da Fenabrave, cerca de 20% dos automóveis deixaram de ser produzidos recentemente por causa da crise dos semicondutores. Dessa forma, a baixa oferta de produtos enxugou os estoques das fabricantes. Hoje, os cerca de 56 mil carros disponíveis nas revendas representam o nível mais baixo da história.

A entidade aponta que, com estoques para apenas oito dias, as vendas de modelos 0-km devem baixar. Diante da situação e do lockdown em algumas partes do País, a Fenabrave reviu sua projeção anual de vendas. O crescimento previsto para 2021 caiu de 15,8% para 10,7%. A expectativa, contudo, também foi para baixo: de 2,26 milhões para 2,16 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados até dezembro.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Hyundai New HB20S Platinum Plus
Oferta exclusiva

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Deixe sua opinião