Quando o Jornal do Carro teve o primeiro contato com o Hyundai Ioniq 5 N, em Barcelona (Espanha), em abril, a marca ainda não havia confirmado qual versão do elétrico traria ao Brasil. Na ocasião, apenas cravou a vinda do modelo “convencional”. Agora, a marca iniciou as pré-vendas do carro em território nacional. Entretanto, ao contrário das expectativas, o preço ficou acima dos R$ 300 mil previstos. Mais precisamente, chega por R$ 394.990 e mira, principalmente, Volvo XC40 (R$ 342.950 a R$ 405.950) e BYD Seal (R$ 299.800).
Ioniq 5 é releitura moderna de clássico da marca
O Ioniq 5 (lê-se “aiônic”), que já ganhou diversos prêmios de design mundo a fora, tem no visual um de seus principais apelos. Inegavelmente bonito, o carro tem inspiração no Hyundai Pony, da década de 1970. Por isso, traz esse aspecto retrô. As linhas retas também são propositais, pois melhoram a aerodinâmica e dão uma cara mais invocada ao modelo, que não está para brincadeira quando o assunto é potência – isso, porém, detalharemos mais abaixo.
Ainda em termos de design, mesmo com uma reinterpretação moderna do design clássico do primeiro modelo da Hyundai, o Ioniq 5 não abriu mão da modernidade. Faróis e lanternas (que atravessam a tampa do porta-malas e têm estilo “pixelado”) são quadradões, mas cheios de tecnologia. As peças têm iluminação full-LEDs. Tem, ademais, capô curto e coluna C larga (para dar mais esportividade), rodas de 20 polegadas, acabamento em preto brilhante em várias partes da carroceria e aerofólio traseiro.
Seja como for, em nada lembra o Ioniq híbrido, vendido por aqui até pouco tempo, tampouco os diversos conceitos que surgiram em forma de homenagem ao clássico cinquentão. Uma pena que as cores se limitem a tons de cinza e preto. As fotos até podem enganar, mas, em medidas, o Ioniq 5 tem 4,66 metros de comprimento, 1,63 m de altura, 1,89 m de largura e exatos 3 m de distância entre-eixos. No porta-malas cabem espantosos 520 litros. Dá banho em muito sedã por aí.
Hatch, SUV ou crossover?
Com cara de hatch e tamanho de SUV, o Ioniq 5 é bem versátil e, por isso, a Hyundai o considera um crossover. De acordo com a marca, o novato inaugura a categoria de CUVs, sigla que vem de Crossovers Utility Vehicles, justamente, porque mistura elementos dos dois segmentos em um só produto.
Feito na plataforma E-GMP (a mesma do primo Kia EV6), o modelo chega ao País na versão mais completa da gama, a Signature. Nela, tem equipamentos e soluções para todos os gostos. Mas, antes de falar de itens, vale ressaltar que o modelo – como no Volvo EX30, por exemplo, usa tanto materiais recicláveis quanto reciclados. Um exemplo é o tecido dos apoios de braços central e das portas, feitos com materiais que vêm de garrafas PET, já nos tapetes têm nylon reciclado de redes de pesca coletadas nos oceanos.
Na lista de equipamentos, tem teto panorâmico com proteção UV, bancos revestido, com couro, luz ambiente configurável, sistema de som premium assinado pela BOSE com 6 alto-falantes, console central ajustável, ar-condicionado com duas zonas e saídas traseiras, e até a solução relaxation seats, onde os assentos dianteiros reclinam. Quem vai atrás, também pode reclinar o assento e tem até cortina para as janelas, para ganhar mais privacidade.
Dentro do carro
Mas o grande destaque quando se fala do Ioniq 5 das quatro portas para dentro (aliás, as maçanetas são embutidas na carroceria), fica no topo do painel. Ali, uma tela dupla configurável faz as vezes de quadro de instrumentos e central multimídia, ambas, com 12,3″. Tem espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de fios. Na lista, figura ainda o head-up display, que projeta as principais informações do cluster no para-brisas, para que o motorista não desvie a atenção da pista. Além disso, vale destacar o bom acabamento e as opções de tom preto ou claro no interior.
Em termos de tecnologia, tem câmeras 360 graus e para monitoramento de ponto cego, bem como diversos sistemas de assistência ao condutor. Na lista, os assistentes de frenagem autônoma (FCA), de permanência e centralização de faixa (LKA/LFA), de tráfego cruzado traseiro (RCCA) e de estacionamento traseiro (PCA). Tem, ademais, controle de velocidade adaptativo e farol alto adaptativo.
Motor, potência e mais números
Com suspensão dianteira do tipo McPherson e a traseira do tipo independente multilink, o Ioniq 5 se comporta muito bem na hora da direção. Durante o evento de lançamento, demos apenas uma volta completa na pista do Autódromo Capuava, que fica no interior de São Paulo. Pouco, mas já deu para sentir a potência do crossover. Só o torque, é de 61,6 mkgf, no total. Disponíveis imediatamente, basta pisar no pedal da direita para colar no banco. Um solavanco só.
Toda essa força vem de dois motores elétricos (um instalado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro) que, juntos, geram 325 cavalos de potência. Entre 0 e 100 km/h, são 5,3 segundos. Exatamente o mesmo tempo que o Volvo EX30 (que, aliás, é mais leve). Para conter todo esse ímpeto, freios a disco nas quatro rodas.
Neste primeiro contato com o carro, impressionou o silêncio a bordo (o que é praticamente comum neste tipo de modelo) e o modo como o carro gruda no chão. Mesmo nas curvas mais fechadas e com velocidade alta (sem abuso, para evitar a imprudência, evidentemente), o carro não passa qualquer tipo de insegurança para quem dirige. O sistema HTRAC, que distribui o torque entre as rodas para melhorar a aderência, ajuda na missão. E tem diferentes modos de condução. A estabilidade chega a impressionar.
Baterias e autonomia
Todos sabem que um dos grandes entraves para a venda de carros elétricos não só no Brasil, mas em boa parte do mundo, é o tempo de recarga. Desse modo, a marca afirma que o procedimento pode ser feito em 18 minutos (10% a 80% da bateria). Para isso, contudo, são necessários carregadores ultrarrápidos de até 800V ou 350 kW (DC). Aliás, a marca dá wallbox de 7kW grátis para quem comprar o Ioniq 5. Por fim, a tecnologia Vehicle to Load (V2L) capacita o novato para alimentar dispositivos externos com a eletricidade armazenada na bateria.
Com carga completa, a autonomia pode chegar a 374 km, conforme os números aferidos pelo Inmetro. Mas, claro, isso pode oscilar dependendo do modo de condução do motorista. O pacote de baterias tem potência de 84 kWh.
Por último, cabe dizer que as primeiras unidades do Hyundai Ioniq 5 começam a ser entregues em novembro.
PRÓS
Design e performance são destaques no modelo; interior não esbanja requinte, mas surpreende pela funcionalidade
CONTRAS
Preço alto pode atrapalhar as vendas do crossover, afinal, promessa inicial era chegar abaixo dos R$ 300 mil
FICHA TÉCNICA
Hyundai Ioniq 5 Signature
Motor: dois elétricos, um em cada eixo
Potência: 325 cv
Torque: 61,6 mkgf
Tração: integral
Bateria: 84 kWh
Autonomia: 374 km
Comprimento: 4,66 metros
Largura: 1,89 metro
Altura: 1,63 metro
Entre-eixos: 3 metros
Porta-malas: 520 litros
Peso (ordem de marcha): 2.180 kg
Aceleração 0-100 km/h: 5,3 segundos
Velocidade máxima: 185 km/h
Preço: R$ 394.990
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