Hyundai Kona Hybrid
Hyundai/Divulgação

Hyundai Kona Hybrid chega em abril e vai mirar Corolla Cross e Song Pro

Nova geração do Hyundai Kona é confirmada no Brasil e estreia primeiro na versão híbrida com visual bastante futurista; elétrico vem depois

Por Diogo de Oliveira 14 de fev, 2025 · 6m de leitura.

Quase um ano depois de mostrar o novo Kona no Brasil, a Hyundai confirma a chegada do crossover ao País no próximo mês de abril. Em sua segunda geração, o SUV compacto virá de início na versão Hybrid (HEV), que combina motores a gasolina e 100% elétrico. Por isso, vai mirar principalmente o Toyota Corolla Cross híbrido, assim como terá preço para desafiar modelos chineses, como o BYD Song Pro, que é um híbrido plug-in (PHEV).

O novo Hyundai Kona Hybrid chegará ao Brasil nas configurações Ultimate e Signature. Ambas oferecerão cinco opções de pintura: Branco Atlas, Cinza Ecotronic Matte, Preto Abyss Perolizado, Cinza Cyber Metálico e Cinza Pérola. Além disso, o interior poderá ter acabamentos em preto ou cinza. No comunicado, a marca sul-coreana diz que o modelo terá especificações e tamanho que “o credenciam a competir fortemente nas categorias superiores”.

Como é o novo Hyundai Kona Hybrid

Com 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,66 m de entre-eixos, o novo Hyundai Kona Hybrid é um pouco mais comprido e largo que o Creta. Mas é mais baixo que o SUV compacto feito em Piracicaba (SP). Ao mesmo tempo, o crossover importado da Coreia do Sul é mais sofisticado – por isso vai concorrer no andar de cima, contra Corolla Cross e Song Pro. Por exemplo, tem suspensão multilink atrás e amortecedores a gás.


Hyundai Kona 2025
Novo Kona foi flagrado em junho de 2024 em São Paulo (Diogo de Oliveira/Estadão)

Por dentro, o novo Kona também promete entregar modernismo. Um dos destaques é o painel com duas telas integradas de 12,3 polegadas no topo. Ambas são Full HD e configuráveis. Há também carregador de celular por indução, conexão sem fio via Apple Carplay e Google Android Auto e ajustes elétricos no banco do motorista. Já a versão Signature incluí teto solar elétrico, forração de couro nos bancos, iluminação ambiente e freio de estacionamento e tampa do porta-malas com acionamento elétrico.

Para completar, o novo Hyundai Kona virá recheado de recursos semiautônomos. Por exemplo, frenagem automática de emergência, monitoramento de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, assistente de permanência e centralização em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sensores de obstáculos. Além disso, a versão Signature adiciona câmeras de visão 360º e de monitoramento de ponto cego – mesmo recurso presente no Creta.


Hyundai Kona Hybrid
Interior tem painel moderno que une duas telas grandes de 12,3 polegadas cada (Hyundai/Divulgação)

Como é o conjunto híbrido do novo Kona

A nova geração do crossover traz mecânica similar à do Corolla Cross, porém somente a gasolina. O motor 1.6 Kappa tem injeção direta (GDI) e trabalha com o câmbio automatizado DCT de dupla embreagem e seis velocidades e um motor elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 1,32 kWh. Segundo a Hyundai, o novo Kona recebeu Nota A de consumo do Inmetro. A potência combinada é de 141 cv, enquanto o torque máximo é de 27 kgfm.

Novo Kona será lançado por WhatsApp

A Hyundai usará o WhatsApp para compartilhar informações com os clientes interessados no novo Kona. Todos que desejarem receber conteúdos sobre o veículo podem entrar em contato com o canal de WhatsApp oficial da Hyundai Brasil ou pelo número 800-770-3355. As informações serão disponibilizadas até o momento de início das vendas, em abril, junto com os preços. Além do híbrido, o Kona EV 100% elétrico também está nos planos, mas deve ficar para o segundo semestre.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Novo Hyundai Creta agora é 1.6 turbo e vai para cima do Corolla Cross