A Caoa está testando o Hyundai Kona no Brasil. Embora a empresa não confirme, flagramos uma unidade do crossover saindo do prédio onde fica a sede do grupo na zona sul da capital paulista. O carro estava com bastante camuflagem, mais deu para identificar que se trata de uma versão bem equipada. A expectativa é de que a novidade seja lançada no País até o início de 2023.
A vinda do Kona faz parte de uma nova fase da parceria entre o grupo brasileiro e a marca sul-coreana. Essa retomada deve começar com o lançamento do Ioniq, ainda neste ano. Várias mudanças fazem parte desse processo. Entre elas, está a possível unificação das concessionárias do Grupo Caoa e da Hyundai Motors Brasil. Fontes do mercado também apostas na união das operações das duas empresas.
Fabricado na Coreia do Sul, o Hyundai Kona vai ser posicionado no Brasil entre o SUV compacto Creta e o médio Tucson. Em 2019, o modelo chegou à Argentina, onde é oferecido em duas versões, com motor 1.6 a gasolina e tração 4×2 e 4×4. O carro mais cotado para o País é o completão. Afinal, oferecer modelos com alto nível de equipamentos é uma marca registrada do Grupo Caoa.

Kona terá versões híbrida leve e elétrica
Para o Brasil, contudo, virão as opções híbrida de 48V e 100% elétrica. A primeira terá motor 1.0 de três cilindros a gasolina com turbo e injeção direta. A potência é de 120 cv e o torque, de cerca de 20 mkgf. Segundo a marca, no modo esportivo a potência combinada pode chegar a 141 cv e o torque passa dos 27 mkgf. O câmbio deverá ser automatizado de duas embreagens e sete velocidades. Poderá haver opção de tração 4×2 e 4×4.
Além disso, uma das certezas é de que o Kona virá repleto de equipamentos. Entre os destaques, haverá painel de instrumentos digital e configurável de 10,25 polegadas. Bem como sistema multimídia também com tela de 10,25”, porém esta vai ser sensível ao toque.

Além disso, os recursos de conectividade incluem pareamento de celular via Apple CarPlay e Android Auto. Da mesma forma, haverá navegador GPS e Bluelink, a plataforma de serviços da Hyundai. Por meio do sistema, é possível conferir tantos os dados do carro quanto ativar comandos à distância por meio do smartphone do assinante.
Modelo bem equipado
Outros destaques são o carregador de celular por indução (sem uso de cabo), localizado no console central. Assim como as portas do tipo USB-C na dianteira e na traseira, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar, etc. Além disso, o Hyundai Kona terá controles eletrônicos de estabilidade e tração e sistema de frenagem automática em caso de risco de colisão, com detector de pedestres e ciclistas. Bem como leitor de faixa de rolagem com correção automática e assistente de estacionamento, entre outros.

Na versão 100% elétrica, o Hyundai Kona tem lista de equipamentos bem parecida com a da opção híbrida de 48V. Porém, o visual da dianteira é diferente. Não há, por exemplo, grade vazada, como a dos modelos com motor a combustão. Além disso, na cabine há o head up display, que projeta dados como velocidade e rotas do navegador no para-brisa.

Autonomia de até 660 km
Com isso, o motorista não precisa tirar os olhos da via. Outro item que chama a atenção é o acionamento do movimento. Isso porque a versão elétrica do SUV sul-coreano não tem câmbio. Portanto, para rodar o parar, basta pressionar um botão no console. As opções são “P” (parado), “N” (neutro) “D” (dirigir), “R” (marcha a ré)
O Hyundai Kona EV tem motor elétrico síncrono de imãs permanentes. A potência é de 100 kW (cerca de 136 cv) e o torque, de 40 mkgf. As baterias, de íons de lítio e com capacidade de 39,2 kWh, ficam no assoalho, entre os eixos. A autonomia varia de 305 km a 405 km, no sistema WLTP. Ou seja, o que mais se aproxima do modo de guiar da maioria dos motoristas.

O tempo necessário para repor 80% da carga varia de 4h20 a 9h15 em tomadas convencionais. Em carregadores super-rápidos, de 100 kW, bastam 47 minutos, informa a Hyundai. Na Europa. há também uma versão com motor elétrico de 150 kW (204 cv). Nesse caso, as baterias têm 64 kWh. O torque também é de 40 mkgf. Porém, a autonomia pode variar de 484 km a 660 km.
Mais curto que o Creta
O Hyundai Kona tem 4,20 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,57 m de altura. Por sua vez, a distância entre os eixos é de 2,60 m. Para comparação, um Creta 2023 tem, respectivamente, 4,30 m, 1,79 m e 1,62 m. Além disso, o entre-eixos do modelo nacional é de 2,59 m. Com motor 1.0 de até 120 cv e câmbio automático de seis marchas, a tabela parte de R$ 126.490. Ainda não há informações sobre o preço do modelo sul-coreano.