Vagner Aquino

07/12/2020 - 4 minutos de leitura.

Hyundai Motor Brasil terá fábrica de motores em Piracicaba

Aporte superior a R$ 350 milhões expandirá polo automotivo da Hyundai Motor Brasil; Kappa 1.0 e Gamma 1.6 deixarão de ser importados da Coreia do Sul

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FÁBRICA DA HYUNDAI EM PIRACICABA Crédito: HYUNDAI/DIVULGAÇÃO
Carro

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A Hyundai Motor Brasil construirá uma nova fábrica no Brasil. Voltada a produção de motores a nova unidade da filial da marca sul-coreana será erguida na própria área onde fica a planta de Piracicaba (SP), que produz a linha HB20 (hatch e sedã) e Creta (SUV), que alcançou a marca de 200 mil unidades produzidas no país. A previsão é que a operação inicie em 2022, consumindo investimento superior a R$ 350 milhões.

Em relação a empregos, a expectativa da prefeitura local é de que a montadora crie 150 vagas até 2025. Porém, o quadro de colaboradores deve dobrar em 2026 – chegando assim a 300 postos de trabalho. Isso, sem contar as centenas de empregos indiretos proporcionados pela fase de obras.

Com a construção, negociada com a prefeitura de Piracicaba há cerca de dois anos, o polo automotivo da Hyundai, a princípio, terá 98 mil m² de área extra. Destes, 16.250 m² serão de área construída. A Secretaria de Finanças publicou no Diário Oficial, em 21 de outubro, o deferimento do pedido da Hyundai. De acordo com a legislação municipal, a prefeitura garantiu isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS). Isso vale para a fase da construção e também no período de instalação das máquinas.

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Hyundai/Divulgação

Com capacidade de produção de 210 mil veículos por ano, todavia, dividida em três turnos de trabalho, a planta ganhará total independência com a construção da fábrica de motores. Ou seja, com isso, os propulsores Kappa 1.0 e Gamma 1.6 deixam de ser importados da Coreia do Sul.

Hyundai não se manifestou

De acordo com o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o projeto inicial do complexo já contemplava a construção da unidade de motores, porém, avançou em agosto deste ano, quando a montadora encaminhou ofício à prefeitura local requerendo análise de incentivos fiscais para a construção. Até o fechamento desta reportagem, a Hyundai Motor Brasil não se manifestou sobre o assunto.

Além da subsidiária brasileira, a Hyundai tem a Caoa como parceiro local. Procurado pelo Jornal do Carro, o grupo – que é responsável pela importação de veículos da marca no Brasil – não respondeu se poderá se beneficiar com a produção de motores localmente. “Realmente é algo que nossos executivos não têm como falar, pois esse tema só pode ser verificado pela HMB”, disse a empresa, em nota. Cabe lembrar que os SUVs ix35 e Tucson, e o caminhão HR, saem das linhas de produção de Anápolis (GO).

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