O mercado norte-americano virou um “mar” de SUVs e picapes. Por lá, quanto maior, melhor. Por isso, a Hyundai se movimentou em apresentar o Palisade, um SUV grande de oito lugares, no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento abre às portas ao público nesta quinta-feira (30) e vai até o dia 9 de dezembro.
O Palisade chegará como um definitivo sucessor do Vera Cruz, o antigo SUV grande de sete lugares da Hyundai. De série, ele três fileiras. Há dois assentos na primeira e três na segunda e na primeira. É possível optar por sete lugares, com a segunda fileira com poltronas individuais.
Equipado com um motor V6 3.8 com injeção direta de combustível, o Palisade traz um “truque”. A marca sul-coreana optou pelo ciclo Atkinson no propulsor, que na prática gera menos potência, mas oferece melhor economia e um comportamento mais suave. Geralmente, esse ciclo de combustão é utilizado em conjuntos híbridos. A transmissão é a automática de oito velocidades e a tração pode ser integral ou 4×2 dianteira.
Publicidade
+ Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
+Hyundai Santa Fe tem desconto de R$ 27 mil
+Creta Smart é nova versão do SUV da Hyundai
Segurança reforçada
O pacote de segurança do Palisade é bem amplo. Há itens de série como frenagem de emergência com detecção de pedestre e alertas de ponto cego, de manutenção em faixa e colisão traseira.
O modelo traz ainda avisos de saída segura (que dá um sinal se houver carro vindo antes de os ocupantes do Palisade abrirem as portas) e de fadiga e controlador de velocidade adaptativo com traffic jam. O SUV traz sete air bags.
Um opcional é o sensor ultrassônico que avisa se crianças ou animais forem deixados nos bancos traseiros. Ele faz a buzina soar e envia um alerta para o celular do motorista.
Aparência
Se por fora o Palisade mostra um visual arrojado e bastante agressivo, ao estilo dos outros Hyundai, por dentro ele é o oposto. O interior tem linhas mais sóbrias, menos ousadas. O acesso e o comando para rebater a segunda e a terceira fileiras são feitos por um botão “one touch”.
O máximo que se encontra de ousadia no interior é a adoção dos comandos por botões no câmbio automático, ao estilo do que foi feito no Honda Accord. O painel de instrumentos é convencional, mas traz uma tela de colorida para o computador de bordo. A central multimídia tem 10,25 polegadas e integração com Android Auto e Apple CarPlay.
Linha de SUVs completa
A Hyundai vem investindo forte em SUVs e agora chegou ao topo da cadeia com o Palisade. O modelo de oito lugares é o maior da gama, acima do Santa Fe, que até então oferecia opções de cinco e sete assentos. A nova geração deste carro foi uma das atrações da marca durante o Salão do Automóvel de SP.
Abaixo, há o médio Tucson, que assim como o Santa Fe é um projeto global da companhia. A Hyundai trabalha ainda com os compactos Kona, para o mercado europeu, e o Creta, para a América Latina e também mercados emergentes da Ásia, como a Índia.