O Saga EV fez sua estreia no Salão do Automóvel 2018. O protótipo de SUV foi desenvolvido no estúdio de design da Hyundai na Califórnia, EUA, especialmente para a exposição brasileira. Ele antecipa linhas que poderão ser vistas na próxima geração do HB20, a ser lançada no ano que vem.
O Saga EV é um conceito urbano 100% elétrico, com 4 metros de comprimento, 2,56 m de distância entre eixos e 30,2 cm de altura livre do solo.
Câmeras substituem os retrovisores convencionais. E o rack de teto tem superfície antiderrapante e cintas elásticas, para facilitar a fixação de objetos.
O protótipo tem motor elétrico de 204 cv e bateria de íons de lítio de 64 kWh. De acordo com a marca, a autonomia chega a 470 quilômetros. A Hyundai informa que a bateria pode alcançar 80% de carga em 54 minutos em uma estação de carregamento rápido de 100 kW.
Quanto aos automóveis importados, Mauro Correia, presidente da Hyundai-Caoa, anunciou que a sexta geração do sedã de luxo Azera deve chegar no início do ano. Entre as novidades, o modelo, que tem motor 3.0 V6 de 261 cv, traz carregador de celular por indução (sem fio), faróis e lanternas de LED, controle de velocidade adaptativo e frenagem automática.
Correia anunciou também os novos Santa Fe, Sonata híbrido e Elantra. O Santa Fe está em sua quarta geração. Tem sete lugares, painel virtual e tela multimídia de 8″. O motor é 3.5 V6 de 280 cv, e o câmbio automático tem oito marchas. Segundo Correia, Elantra, Sonata e Santa Fe deverão chegar ao Brasil “no decorrer do ano”, mas sem precisar uma data.
A Hyundai Motors trouxe o elétrico Ioniq ao salão, mas, ao contrário de Chevrolet (com o Bolt), Renault (Zoe) e Nissan (Leaf), a marca sul-coreana não anunciou prazo para colocá-lo à venda. O presidente da empresa, Eduardo Jin, disse, no entanto, que espera sinalização do governo quanto a redução de impostos, antes de se decidir pela venda.
Categoria monomarca
A Hyundai anunciou também a criação de uma nova categoria de competição, a HB20 Motorsport. Sem dar maiores detalhes, a marca confirmou que a categoria será disputada em oito etapas, começando em março. Segundo a Hyundai, os carros serão preparados em Piracicaba, e os custos serão “acessíveis”.
Além disso, a montadora mostrou uma versão do Creta especialmente preparada para a mostra. O Creta Diamond é uma unidade equipada com diversos itens de luxo. De acordo com a Hyundai, mais de 200 peças foram retrabalhadas. As laterais e painel utilizam revestimento de três cores (caramelo, marfim e marrom). O sistema de som gera 750 Watts, e os encostos dos bancos traseiros receberam telas, para reprodução de DVD.
A empresa trouxe ainda ao Brasil o protótipo de competição N2025, desenvolvido inicialmente para o jogo Vision Gran Turismo.
O N2025 tem quatro motores elétricos alimentados por células de hidrogênio. No total, a potência chega a 864 cv.