Hyundai criou super tecnologia de embreagem para híbridos

A tecnologia Active Shift Control da Hyundai reduz o tempo de troca de marchas em veículos híbridos em 30 por cento

embreagem
Active Shift Control Crédito: Hyundai/Divulgação

A Hyundai, em parceria com a Kia e a Genesis, desenvolveu uma “tecnologia de primeiro mundo” que melhora a eficiência de troca de marchas para veículos híbridos. Agora definida para a produção em massa, a criação é chamada de Active Shift Control (ASC).

Segundo a marca coreana, os tempos de mudança de marcha caem em 30% com o uso do ASC. Enquanto que ao mesmo tempo deixa a condução mais divertida e melhora a economia de combustível.

A tecnologia monitora as mudanças de marchas 500 vezes por segundo. E vai “ajustando precisamente a velocidade de rotação da transmissão para tempos de troca mais rápidos”. Explica a montadora em um comunicado à imprensa.

O ASC permite que o motor elétrico do híbrido também assuma o controle de mudanças de marcha. Aplicando nova lógica de software à Unidade de Controle Híbrida (HCU) para encurtar os tempos de troca que normalmente são lentos em híbridos. Que não têm conversores de torque.

Alinhando as velocidades de rotação do motor e os tempos de troca da engrenagem de transmissão, o tempo melhor em até 30%, de 500 milissegundos para 350 milissegundos. Apesar dos tempos de troca mais rápidos, o ASC também oferece mudanças de marcha mais suaves.

Primeiro a ter a embreagem será o Sonata

O primeiro veículo a apresentar o Active Shift Control é o próximo Sonata Hybrid. “O desenvolvimento da primeira tecnologia ASC do mundo é uma inovação notável que incorpora controle preciso do motor à transmissão automática. Isso não apenas economizará combustível. Mas também proporcionará uma experiência de direção mais divertida para nossos clientes ”, disse Kyoung Joon Chang, vice-presidente e chefe do grupo de sistemas de controle de trem de força do Hyundai Motor Group.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas