A Hyundai mostrou um motor 1.6 turbo com uma nova tecnologia de controle de válvulas para melhorar eficiência do motor. Segundo a marca, o novo sistema consegue deixar o motor de 4% a 5% mais eficiente e diminuir as emissões de poluentes em 12%. O sistema é chamado pela marca de CVVD, sigla em inglês para “duração de válvula continuamente variável”.
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O “pulo do gato” do sistema da Hyundai é que ele controla o tempo que as válvulas ficam abertas. Outros sistemas podem comandar o quanto a válvula se abre ou o momento em que as válvulas abrem, mas não regulam o tempo de abertura de forma contínua.
Sistema inteligente
Com o carro em velocidade constante, o sistema deixa a válvula de admissão aberta até a metade do tempo de compressão, fechando-a quase no fim. Isso diminui o consumo de combustível, já que a resistência à compressão é menor. Quando há demanda de força, a válvula se fecha logo no início da compressão, deixando mais ar dentro da câmara de combustão. Isso melhora as respostas do motor.
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A tecnologia vai estrear no primeiro motor da família Smartstream da Hyundai. O propulsor de 1,6 litro tem 180 cv e 27 mkgf e estará na linha 2020 do Hyundai Sonata Turbo. O modelo será vendido nos Estados Unidos.