Volkswagen ID R recorde Nurburgring
Volkswagen/Divulgação

Carro da Volks bate recorde em Nurburgring

ID R, conceito esportivo da marca, faz melhor tempo para carros elétricos no circuito alemão

Por Redação 08 de jun, 2019 · 4m de leitura.

O ID R, protótipo de carro de corrida elétrico da Volkswagen, se consagrou em Nurburgring, na Alemanha. Ele bateu o recorde do circuito longo do autódromo (Nordschleife) para modelos equipados com propulsores a eletricidade.

Pilotado pelo piloto francês Romain Dumas, o ID R percorreu os 20,8 km do circuito em 6min05.336. Com isso, superou em 40 segundos o recorde anterior. Esse marco pertencia ao NIO EP9 (6min45.9).

O feito é ainda mais notável quando se comparam as potências dos dois modelos. Com dois motores elétricos, o ID R tem 680 cv. Já o NIO ultrapassa os 1.340 cv.


Volkswagen/Divulgação

 

O protótipo esportivo elétrico da Volkswagen é equipado com sistema de tração nas quatro rodas, fator que o ajudou a alcançar o recorde no circuito cheio de curvas. De acordo com informações da fabricante, a velocidade média atingida pelo carro foi de 204,96 km/h.


ID R em Nordschleife

No vídeo abaixo, você confere a volta do ID R em Nordschleife, com direito a câmera onboard. O carro impressiona pela velocidade de saída nas curvas.

 


Por outro lado, embora faça algum barulho, ele é bem diferente daquele com o qual os apaixonados por superesportivos estão acostumados. Lembra um aspirador de pó muito potente e, em alguns momentos, uma panela de pressão.

O conceito elétrico conseguiu ainda um segundo feito. Seu tempo de volta o transformou no segundo carro mais rápido da história de Nordschleife. O primeiro lugar é do Porsche 919, com 5min19.6.

ID R e Dumas

Esse é o terceiro recorde batido pelo IDR, sempre nas mãos de Dumas. No ano passado, o modelo fez o melhor tempo na subida de Pikes Peak, nos EUA, com 20 km e 156 curvas.


O tempo foi de 7min57.148, superando o recorde anterior do Peugeot 208 T16, de 2013. O carro da marca francesa traz um 3.2 V6 de 886 cv.

LEIA TAMBÉM

 


Também no ano passado, o ID R bateu recorde no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra.

Romain Dumas é piloto de testes da Porsche, uma das marcas do Grupo Volkswagen. No currículo do francês estão duas vitórias na 24 Horas de Le Mans (em 2010, com a Audi, e 2016, com a Porsche).

 


Vídeo da semana: Teste do Porsche Cayenne Coupé