Você está lendo...
Índia não teve nenhum carro novo vendido em abril
Notícias

Índia não teve nenhum carro novo vendido em abril

País está em 'lockdown', com apenas serviços essenciais autorizados a funcionar. Índia vende cerca de 250 mil carros por mês

Redação

05 de mai, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

índia
Fábricas indianas estão paradas por lockdown
Crédito:Reuters
índia

O mês de abril representou um marco histórico na indústria automotiva da Índia. O país encerou o mês sem vender nenhum carro novo. O país está em “lockdown”, com a circulação restrita e todas as fábricas e concessionárias de carros fechadas. Os únicos veículos vendidos foram algumas unidades de tratores, permitidas por serem consideradas essenciais para a agricultura.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Além dos tratores, algumas centenas de unidades foram exportadas após a reabertura do porto de Mundra, na região noroeste do país. As autoridades locais informaram que mesmo após a reabertura do mercado, os números habituais deverão demorar para voltar. Em abril de 2019, a Índia vendeu cerca de 247 mil carros de passeio e 1,6 milhão de motocicletas.

Publicidade


Em entrevista ao portal indiano Business Today, o vice-presidente da Toyota indiana, Naveen Soni, afirma que “a crise da covid-19 exacerbou as pressões na indústria automotiva, mas os desafios agora são multidimensionais. O lockdown foi absolutamente necessário para garantir a segurança e a saúde da população, mas o efeito inevitável foi o severo impacto na economia”.

Queda também no Brasil

No Brasil, as vendas caíram 76% em abril, chegando a 51 mil unidades emplacadas no mês passado. Por aqui, o País ainda não enfrenta um fechamento completo, por enquanto implementado apenas no Maranhão. Mas as medidas de isolamento social e restrição à circulação também fizeram muitas fábricas e concessionárias fecharem durante março e abril.

No acumulado do ano, a queda no Brasil chega a 27,13%, com 583.905 automóveis e comerciais leves vendidos. Em 2019, o número chegou a 801.280 unidades entre janeiro e abril.


Deixe sua opinião