As hastes para trocas de marchas atrás do volante, conhecidas como “paddle shift”, surgiram na Fórmula 1 e foram transferidas aos carros de rua. Porém, o recurso do RB9, modelo da Red Bull que foi campeão da temporada de 2013 - e das três anteriores - teve materiais desenvolvidos pela Infiniti, marca de luxo pela Nissan e parte do conglomerado que inclui também a Renault - fornecedora de motores do time.
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Esse “paddle shift” de magnésio leve já era utilizado, antes do RB9, em modelos de rua da Infiniti. “É um dos frutos da parceria tecnológica que temos com a Red Bull desde 2011”, explica o diretor de automobilismo da Infiniti, Andreas Sigl.
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A parceria, segundo o executivo, consiste em um intercâmbio. A Red Bull, que não é uma equipe de montadora - como Ferrari e Mercedes, por exemplo -, utiliza a experiência da Infiniti na produção de carros. A fabricante de veículos, por sua vez, conta com o tetracampeão de Fórmula 1 Sebastian Vettel como diretor de performance de carros de rua.
(Foto: Márcio Fernandes/Estadão)
Participar do desenvolvimento de modelos de série é algo que Michael Schumacher já fazia na época em que pilotou pela Ferrari (entre 1996 e 2006). No caso da Infiniti, a colaboração do alemão mais jovem resultou no FX Vettel Edition, o mais potente modelo da marca.
Mas a parceria não é apenas técnica. A montadora é também patrocinadora da equipe que, desde o início desta temporada, passou a usar o nome de Infiniti Red Bull. O objetivo é popularizar a fabricante de veículos globalmente.
A Infiniti, embora seja controlada por uma empresa japonesa, só recentemente passou a vender carros no Japão. Ela surgiu para atuar no mercado dos Estados Unidos e, atualmente, passa por um processo de expansão.
Se nos EUA a Fórmula 1 não tem apelo, nos novos alvos da Infiniti o esporte é extremamente popular. Entre eles, está o Brasil, onde a marca passa a atuar em 2014. Outros mercados em que a montadora almeja crescimento são a Austrália e a Europa, todos muito ligados à principal categoria do automobilismo. O investimento na Red Bull, porém, não foi revelado.