Você está lendo...
Inglês é multado ao deixar volante de Tesla semiautônomo
Notícias

Inglês é multado ao deixar volante de Tesla semiautônomo

Motorista sentou no banco do passageiro enquanto de Tesla Model S que circulava com sistema Autopilot ligado em ruas britânicas

Redação

02 de mai, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

tesla
Tesla Model S tem sistema de condução semiautônoma
Crédito:Foto: Tesla
tesla

Um motorista inglês foi proibido de dirigir por 18 meses após ser flagrado no banco do carona de seu Tesla Model S. O problema era que o carro estava em movimento, com o sistema semiautônomo Autopilot ligado.

Bhavesh Patel, de 39 anos, admitiu ter trocado de assento, deixando volante e pedais sem qualquer assistência para o caso de uma emergência. O caso ocorreu em maio do ano passado, mas só agora a sentença foi revelada. A Inglaterra ainda não tem nenhuma lei que permita o tráfego de carros autônomos sem motoristas ao volante, mesmo em testes.

Punição

Além do ano e meio sem dirigir nenhum carro, Patel terá de cumprir 100 horas de trabalho voluntário e dez dias de curso de reciclagem para motoristas. Ele também terá de pagar uma multa de 1.800 libras (cerca de R$ 8.600 em conversão direta).

Publicidade


Por sorte, nenhum acidente ocorreu. Embora tenha sido testado antes de ser colocado nas ruas, o sistema já se mostrou falho em algumas situações. Acidentes já foram registrados com o equipamento ligado, ainda que não seja possível culpar unicamente a Tesla pelos acidentes.

No mais recente, um condutor não estava com as mãos ao volante nos seis segundos que antecederam a colisão em uma rodovia em Mountain View, na Califórnia (EUA). O carro saiu da faixa e bateu contra uma mureta lateral da rodovia, pegando fogo em seguida. O motorista morreu no acidente. A Tesla ainda investiga o ocorrido.

O sistema de condução semiautônoma, chamado de Autopilot, é capaz de frear e acelerar por conta própria. Ele até permite que o motorista fique com as mãos livres sob certas condições. A Tesla afirma que o veículo exige que o condutor mantenha as duas mãos ao volante em todos os momentos em que não for possível utilizar o sistema.


Deixe sua opinião