Instalação de GPS integrado exige cuidado

Por 22 de nov, 2012 · 4m de leitura.

Belisa Frangione

Navegadores GPS originais de fábrica estão cada vez mais comuns em carros nacionais, argentinos e mexicanos – já eram habituais em importados sofisticados. Nos modelos que não têm, há possibilidade de instalar o recurso integrado ao painel no mercado de reposição. Porém, a maioria vem atrelada a uma central multimídia, e os preços pesquisados pela reportagem partem de R$ 1.900.

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Na hora da instalação, o principal risco é danificar a parte elétrica do veículo, o que pode causar perda da garantia original de fábrica, além de prejuízo. “Trata-se de um processo invasivo, pois é preciso abrir quase todo o painel. A fiação do carro pode não ser preparada para receber todo o aparato”, diz o analista do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) André Horta.

Para aumentar a segurança ao volante, a recomendação é usar sempre o comando de voz para a navegação. “Prefira os mapas narrados para não ter de desviar os olhos”, diz o o conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE) Francisco Satkunas.

“Com um GPS intregrado, não é necessário carregar a bateria constantemente. E a ausência do aparelho no vidro deixa de ser chamariz para furtos”, afirma o gerente comercial da Navbras Acessórios Automotivos, Vinícius Hamer.
Consultadas, Volkswagen, Honda e Peugeot, que trazem o conjunto de série em alguns de seus veículos, informaram que não há a possibilidade de instalá-lo nas concessionárias.


Já no mercado de reposição, a JSR (3872-3340), na zona oeste oferece, centrais a partir de R$ 1.900. Também na zona oeste, a Leandrini (3138-3838) tem preços de R$ 2.600 a R$ 7.500.

A vantagem da central multimídia é que, além do sistema de navegação, ela agrega reprodutores de som e vídeo com entradas para diversos tipos de mídia. Em algumas, há até TV digital e sensor de ré.