Não tem como fugir: quando um novo ano se inicia, as tradicionais contas desse período começam a chegar. Mas se você lamenta ter que separar uma quantia moderada para quitar o IPVA, imagine o que deve passar pela mente do dono de um superesportivo, que paga quase o valor de outro superesportivo apenas em impostos. A tabela deste ano com os valores para São Paulo pode ser consultada aqui.
Desse modo, o proprietário de um Porsche 918 Spyder 2015, leva o título de IPVA mais caro da capital paulista. O valor venal do modelo é de R$ 13.955.900, de acordo com pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Assim, aplicando a alíquota de 4%, o custo do imposto será de R$ 542.276. Com essa quantia, é possível levar para casa outro modelo da marca alemã, um 718 Cayman 0 km de R$ 535 mil, por exemplo.
O híbrido 918 Spyder, por sua vez, traz conjunto formado por um 4.6 V8 a gasolina de 608 cv, além de dois motores elétricos com 286 cv para entregar 887 cv de potência total. Já o toque fica entre 93,5 mkgf e 130,5 mkgf, enquanto o câmbio PDK é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 2,8 segundos e a velocidade máxima chega a 345 km/h.
SUV com o IPVA mais caro
A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) divulga ainda o valor para outras categorias, como a de camionetas e utilitários. Nesse caso, o modelo mais caro é o SUV Rolls-Royce Cullinan, ano de fabricação 2023, avaliado em R$ 6.035.586. O IPVA do veículo para 2025 é de exatos R$ 241.423,44. Praticamente o mesmo valor de um Jeep Compass Série S 0 km, que sai por R$ 241.990.
Uma das marcas mais luxuosas do mundo, a Rolls-Royce lançou o Cullinan, seu primeiro SUV, em 2018. O utilitário vem com um motor 6.5 V12 biturbo a gasolina que entrega 600 cv de potência e 91,7 mkgf de torque. Seu câmbio é automático de oito marchas e a tração, integral. Chega aos 100 km/h em 5,2 segundos e atinge máxima de 250 km/h.
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