Você está lendo...
Israel testa estrada que carrega veículos elétricos
Notícias

Israel testa estrada que carrega veículos elétricos

Tecnologia tem como objetivo trazer uma alternativa às baterias dos carros, que ainda não evoluíram muito

Redação

16 de mai, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:ElectRoad

Para driblar os principais obstáculos associados aos veículos elétricos, como baterias caras, volumosas e de curto alcance, o governo de Israel passou a investir em estradas inteligentes que alimentam ônibus usando uma tecnologia sem fio no pavimento. O projeto, uma parceria do governo com a startup israelense ElecRoad, busca eliminar a necessidade de estações de recarga.

A ideia é simples: uma estrada equipada com a tecnologia para transmitir, sem fio, energia a veículos. O diretor-executivo e co-fundador da startup, Oren Ezer, diz que basta pavimentar com a infraestrutura uma única vez e a via poderá ser usada por todos os tipos de veículos. À medida que o veículo, que possui campos eletromagnéticos na sua parte inferior, passa sobre a estrada carregada com placas de cobre, os dois campos interagem e geram a energia necessária para fazê-lo se locomover.

O primeiro passo da ElectRoad para expandir sua tecnologia é provar que consegue fazer isso de forma barata a ponto de ser adotada em estradas em todo o mundo, de acordo com um recente artigo da revista americana Scientific American. O custo de infraestrutura e materiais, especialmente o cobre, deve sair caro. Além de custar mais, a energia sem fio pode não ser tão simples, acreditam especialistas.

Publicidade


O primeiro e único teste realizado, em uma via curta próxima à sede da companhia, funcionou bem o suficiente para a empresa receber um investimento de US$ 120 mil do Ministério de Transportes e Segurança Rodoviária do governo israelense, além de uma autorização para equipar parte da rota de ônibus de Tel Aviv com sua tecnologia.

A rota, que está prevista para ser inaugurada em 2018, terá aproximadamente 1,6 quilômetro. Se o resultado for positivo, o governo planeja usar a tecnologia no ônibus que liga a cidade de Eilat, no extremo sul do País, ao Aeroporto Internacional de Ramon.

Israel faz parte de um grupo crescente de nações que exploram tecnologias de transporte e mobilidade urbana, como Coreia do Sul e países membros da União Europeia.


Deixe sua opinião