THIAGO LASCO
A JAC apresentou hoje a linha 2014 do hatch J3 e do sedã J3 Turin. Os modelos ganharam frente totalmente re-estilizada – no sedã, a traseira também mudou – e novo painel de instrumentos, além de melhorias no acabamento. A parte mecânica é a mesma, salvo por ajustes no câmbio e na suspensão, assim como os preços: R$ 35.990 pelo hatch e R$ 37.990 pela versão três-volumes.
A marca chinesa tem outras cartas na manga para 2013. O utilitário J6 também passará por facelift, que será revelado nos próximos dois meses. Em seguida, a versão esportiva do JAC J3, batizada de J3S, receberá a mesma re-estilização do resto da família e seu motor 1.5 flexível terá nova tecnologia, desenvolvida pela Delphi, que dispensa o tanquinho para partida a frio.
Ainda em 2013, será lançada a van T8, com motor 2.0 turbo, e o subcompacto J2 terá opção com o mesmo propulsor do novo J3S. Já no primeiro semestre de 2014, será a vez do sedã J5 passar por re-estilização.
No final do ano que vem, entra em operação a fábrica da JAC em Camaçari, na região metropolitana de Salvador (Bahia). A planta fabricará um modelo inédito, que usará a plataforma do sedã compacto A20, mostrado no último Salão de Xangai (China). O carro será desenhado pelo centro de design da marca em Turim (Itália) e terá três opções de motor: 1.0 tricilíndrico, 1.4 e 1.5. As vendas só devem começar em maio de 2015.
Não se sabe se o novo modelo aposentará o J3 ou conviverá com ele. Mas o presidente da montadora no Brasil, Sérgio Habib, disse que a tendência é que os modelos da marca passem a ter vida mais curta.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)