A JAC Motors anunciou, nesta segunda-feira (18), que construirá uma nova fábrica em Goiás com capacidade de produzir 35 mil unidades ao ano. Com previsão de iniciar a operação em 24 meses, a instalação vai abrigar a produção de dois SUVs: o T40 e um novo modelo ainda não revelado. O investimento total será de R$ 200 milhões, com geração de 820 empregos diretos e indiretos.
O presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib, já apresentou o projeto ao governador de Goiás, Marconi Perillo. O local exato, porém, ainda não foi escolhido. “Nós jamais deixamos de trabalhar para a implantação de nossa fábrica no Brasil. Nossos entendimentos com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) têm sido frequentes”, afirmou Habib.
O presidente ressaltou ainda que a JAC Motors registrou 40% de aumento nas vendas neste ano, contra 11% de todo o mercado. “Para 2018, devemos dobrar o volume de 2017, chegando a 8 mil unidades”.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE HUMILHARAM A CONCORRÊNCIA EM 2017
Chevrolet Prisma
O sedã é um dos novos integrantes da lista de modelos que fizeram muito sucesso no ano, e deixaram pouco espaço para os concorrentes.
Chevrolet Prisma
O Prisma, de janeiro a novembro, teve 63.251 unidades vendidas. É quase a soma dos emplacamentos de segundo e terceiro colocados. Juntos, Voyage e HB20S registraram cerca de 67 mil exemplares comercializados.
Chevrolet Compass
Não há chances para os outros SUVs médios: pelo segundo ano seguido, o Compass vende quase a soma de todos os rivais juntos. Até agora, tem 44.068 exemplares emplacados. O segundo colocado, Hyundai ix35, somou 9.282 emplacamentos de janeiro a novembro.
Jeep Compass
Além de humilhar a concorrência direta, o Compass se destacou por um outro mérito. Foi o SUV mais vendido do Brasil, superando todos os compactos (que são mais baratos).
Fiat Toro
O segmento deve crescer bastante a partir do ano que vem, com a chegada de modelos da Volkswagen e Hyundai. Enquanto isso não acontece, a Toro vai "sorrindo à toa".
Fiat Toro
Única rival direta da Toro por enquanto, a Oroch somou 9.914 emplacamentos de janeiro a novembro. As vendas da picape Fiat totalizaram 46.497 no mesmo período.
Toyota Hilux SW4
No segmento de SUVs grandes, não sobra espaço para quase nenhum modelo. O SW4 domina a categoria.
Toyota Hilux SW4
Até agora, em 2017, teve mais de 11 mil emplacamentos. O rival mais próximo é o Mitsubishi Pajero, somou cerca de 1.700 unidades vendidas no mesmo período.
Toyota Corolla
O segmento de sedãs médios está, aos poucos, perdendo seu espaço no Brasil. Essa regra, porém, não se aplica ao Corolla. Ele continua na lista dos dez mais vendidos do País - ocupa a sexta posição.
Toyota Corolla
De janeiro a novembro, o Corolla teve 59.621 unidades vendidas, ante as 24.021 do Civic e as 17.592 do Cruze. Os demais sedãs médios somam menos de 10 mil emplacamentos.
Chevrolet Onix
Líder de vendas de 2017, o Onix é outro novo integrante do clube dos carros que humilham a concorrência. Nos últimos três meses, vendeu mais que a soma de Ka e HB20.
Chevrolet
Com isso, o Onix conseguiu também ultrapassar a soma de HB20 e Ka (segundo e terceiro colocados, respectivamente) no acumulado do ano. Ele teve 171.148 emplacamentos, ante os 96.769 do Hyundai e os 63.434 do Ford.