A JAC divulgou os preços de toda sua linha de carros elétricos e o cronograma de chegada dos carros ao País. A tabela começa em R$ 119.900, preço do iEV20, que faz do compacto o carro elétrico mais barato do País. As entregas do modelo começam em janeiro de 2020.
Acima dele está o iEV40, que tem como base o T40. O modelo já está à venda por R$ 153.900. Em julho de 2020, a JAC promete iniciar as entregas do iEV60 por R$ 198.900. Acima, há a picape iEV 330p por R$ 229.900, cujas entregas começam em abril de 2020. Por fim, há o caminhão de 6 toneladas, o iEV 1200T, que vai custar R$ 259.900 e começa ser entregue em novembro, também de 2020.
- Avaliamos o elétrico Nissan Leaf que chega ao País por R$ 195 mil
- Carro elétrico será mais barato que a combustão na próxima década
Os três modelos de passeio e a picape não trazem de série nem o cabo de recarga convencional, nem o Wallbox. O cabo custa R$ 3.990 e pode ser utilizado em tomadas de 220V aterradas para recarga convencional. O segundo, com amperagem maior, custa R$ 8.500, já com a instalação pela EDP. O Wallbox também pode ser alugado por 36x R$ 300, o que dá R$ 10.800. Comprado ou alugado, o Wallbox dá acesso aos carregadores públicos da EDP por meio de um “cartão mobilidade”.
- O que o carro elétrico não tem – e é bom por isso
- Carro elétrico e baterias vão mudar o vocabulário de componentes
iEV20
O compacto com base de J2 virá ao Brasil com o mesmo visual que que tinha o compacto, mas sem o estepe na tampa traseira. Ele tem bateria de fosfato de lítio e ferro com 41 kWh que oferece, segundo a JAC, 320 km de autonomia. A potência máxima é equivalente a 68 cv e 21,9 mkgf.
iEV40
Já à venda, o iEV40 tem base do T40, inclusive compartilhando peças para redução de custos. Sua bateria é de íons de lítio com capacidade de 40 kWh e autonomia declarada de 300 km. O motor elétrico rende 115 cv e 27,6 mkgf.
iEV60
Inspirado no T60, que é a evolução do T50, ele tem um pacote de baterias de 62 kWh de fosfato de lítio e ferro que proporciona uma autonomia de 380 km. Seu motor elétrico rende o equivalente a 150 cv e 33,6 mkgf.
iEV330p
A picape elétrica da JAC é focada no uso comercial e dentro do ciclo urbano. A JAC declara que ela tem 800 kg de capacidade de carga. Seu pacote de baterias de fosfato de lítio e ferro tem 67 kWh e oferece 320 km de autonomia. O motor elétrico é o mesmo do iEV60, com 150 cv e 33,6 mkgf.
iET1200T
O caminhão elétrico tem 6 toneladas de capacidade e também será utilizado para transporte urbano. O motor elétrico tem 177 cv e 122,37 mkgf. O pacote de baterias de fosfato de lítio e ferro de 97 kW proporciona autonomia de 200 km.