A JAC Motors lançará quatro veículos elétricos no Brasil, simultaneamente, em setembro. Do menor para o maior, são dois SUVs - o subcompacto iEV20 e o compacto iEV40 -, a picape média iEP 330 e o caminhão iET 1200 (os nomes são provisórios).
É o que promete o empresário brasileiro Sergio Habib, representante da marca chinesa no País.
O iEV 20 tem 3,77 metros de comprimento, 1,685 m de largura e 1,57 m de altura. A distância entre os eixos é de 2,39 m. Para comparação, o modelo chinês é 9 cm mais comprido e tem 2 cm a mais no entre-eixos que um Renault Kwid.
O motor elétrico gera o equivalente a 68 cv de potência e 22 mkgf de torque.A capacidade máxima das baterias é de 43 kWh. A autonomia pode chegar a 320 km, de acordo com dados da fabricante. No Brasil, o carrinho deverá custar cerca de R$ 120 mil.
O compacto iEV 40 tem 4,13 de comprimento, 1,75 m de largura, 1,57 me de altura e entre-eixos de 2,49 m. O chinês é 14 cm mais curto e tem entre-eixos 3 cm mais curto que o de um Ford EcoSport. O modelo deverá ter preço em torno de R$ 150 mil.
A capacidade das baterias chega a 40 kWh e a autonomia, a 300 km, de acordo com dados da fabricante. O motor elétrico produz o equivalente a 115 cv de potência e 27 mkgf de torque.
JAC tem picape inédita
A iEP 330 Pickup é o primeiro modelo do tipo no mundo, segundo informações de Habib. O número no nome da picape se refere ao torque, de cerca de 33 mkgf.
Habib afirma que pretende vender a picape a clientes empresarias, para uso em manutenção de redes elétricas e de TV a cabo, por exemplo. Ainda não há informações sobre preços.
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Como não será voltado ao consumidor final, o modelo deverá ter acabamento bem simples. Trará, contudo, equipamentos como ar-condicionado e central multimídia.
As dimensões são generosas. O comprimento é de 5,6 metros e o entre-eixos, de 3,38 m (respectivamente, 25 cm e 16 cm a mais que uma Ford Ranger, por exemplo). A largura é de 1,83 m e a altura, de 1,84 m.
A capacidade máxima das baterias da iEP 330 é de 67 kWh. Isso garante autonomia de cerca de 300 km, de acordo com dados da JAC Motors. A potência gira em torno dos 150 cv.
Caminhão da JAC precisa de lei específica
O caminhão elétrico da JAC também terá público restrito. Segundo Habib, como ainda não há modelos do tipo à venda no Brasil, será preciso conversar com as prefeituras para que sejam criadas leis que garantam benefícios às empresas que comprem esse tipo de caminhão. “Imagine um caminhão que não faz barulho prestando serviços em uma cidade como São Paulo, por exemplo. É uma vantagem e tanto”, afirma o empresário.
O iET 1200 não e um VUC, sigla de Veculo Urbano´de Carga, um tipo de caminhão voltado ao uso em áreas urbanas, sobretudo as grandes cidades. São 6,0 metros de comprimento (apenas 40 cm a mais que a picape), 2,15 m de largura, 2,35 m de altura e 3,37 m de entre-eixos.
A capacidade máxima das baterias é de 97 kWh e a autonomia chega a 200 km. O motor elétrico gera o equivalente a 177 cv de potência e 120 mkgf de torque.
Mercado restrito
O segmento de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) ainda é pequeno no Brasil. No ano passado, por exemplo, foram vendidos 176 modelos elétricos e plug-in (recarregado na tomada) no País, segundo dados Anfavea, associação que reúne as montadoras.
O caminhão da JAC logo ganhará um concorrente de peso. Desde o ano passado a Volkswagen testa no Brasil um modelo elétrico desenvolvido no País que está sendo utilizado na distribuição de bebidas. Segundo informações da fabricante, a produção em larga escala terá início em 2020 e a expectativa é que sejam vendidas 1.600 unidades até 2023.
Colaborou: Cleide Silva
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