De frente e de lado, parece o Hyundai ix35. De traseira, lembra o Audi Q5. Mas não se trata de carro alemão, nem de modelo sul-coreano. Estamos falando do JAC T6, primeiro utilitário-esportivo da marca no Brasil.
Chineses normalmente oferecem mais (equipamentos) por menos. No caso do T6, ele oferece mais (espaço) pelo mesmo. O JAC parte de R$ 69.990 e chega a R$ 75.670. É basicamente a faixa de preço de EcoSport 1.6 e Duster 2.0.
O trunfo do chinês é o tamanho. Com 4,47 metros, ele é 23 cm mais longo que o EcoSport. Com isso, o espaço para pessoas e carga é muito bom. No banco de trás, ninguém se aperta, e o porta-malas é amplo (610 litros, informa a JAC).
Relação tamanho-preço, no entanto, não é tudo. Até o T6 mais caro oferece só câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira. Por R$ 75.900, a Jeep tem o Renegade 1.8 automático (de seis marchas). Com câmbio CVT, o Honda HR-V custa R$ 75.400.
Em termos de visual, o T6 se defende bem. O utilitário é belo e o porte é imponente. O motor 2.0 flexível garante bom desempenho. Num roteiro entre São Paulo e Itu, no interior, o veículo mostrou ânimo para ultrapassagens, graças ao comando de válvulas variável e aos 160 cv (com 20,6 mkgf de torque). A única providência a ser tomada é elevar um pouco a rotação nas saídas, porque em baixo giro falta força.
A posição ao volante é boa, mas apenas o vidro do motorista tem função “um toque”. E a coluna de direção é ajustável somente em altura. O passageiro dianteiro tende a pisar no extintor de incêndio, localizado à frente do banco.
O T6 não sofre de características comuns aos chineses: ser macio e transmitir instabilidade. Ele se comportou muito bem em curvas. A suspensão (independente nas quatro rodas) é bem acertada, oferecendo maciez e estabilidade.
O acabamento é correto, mas por dentro a JAC abusou do plástico rígido no painel e nas laterais. Além disso, há apliques de plástico imitando madeira brilhante. No modelo mais caro, o T6 vem com central multimídia e câmera de ré. O sistema permite espelhamento de smartphones, para reprodução de aplicativos como o Waze na tela de 7”, sensível ao toque. O único senão é o visual muito poluído.
Embora seja bem equipado, faltam alguns itens disponíveis no EcoSport Freestyle 1.6 (R$ 71.900), caso dos controles de tração e estabilidade.
Ficha técnica:
Preço sugerido: R$ 75.670
Motor: 2.0, 4 cilindros, 16V, flexível
Potência: 160 cv a 6.000 rpm
Torque: 20,6 mkgf a 3.500 rpm
Câmbio: Manual, cinco marchas
Porta-malas: 610 litros