Jaguar/Divulgação

Jaguar anuncia identidade visual totalmente nova; veja como ficou

Inglesa Jaguar cria nova identidade visual como parte de sua renovação de marca; mudança radical terá também um conceito, mostrado em breve

Por Rodrigo Tavares 19 de nov, 2024 · 5m de leitura.

A estratégia de renovação da Jaguar vai além de seus modelos, cujo primeiro da sua nova leva de elétricos começou a seus testes em vias públicas recentemente. Além do novo powertrain eletrificado, a marca anunciou uma identidade visual inteiramente nova, com elementos ousados que diferem do tradicional.

Segundo a marca, a nova identidade ampara-se na filosofia “copy nothing“, idealizada por Sir William Lyons, fundador da marca, que afirmava que os produtos da marca deveriam ser únicos, ou seja, sem utilizar inspirações, por exemplo. Essa é a estratégia que rege a nova face da marca, que foca em uma renovação total.

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“A Jaguar tem suas raízes na originalidade. Sir William Lyons, nosso fundador, acreditava que ‘um Jaguar não deveria ser cópia de nada’. Nossa visão para a marca hoje é guiada por essa filosofia. A nova Jaguar é construída ao redor do Modernismo exuberante. É criativa, ousada e artística em cada ponto de contato. É única e destemida”, afirma o Professor Gerry McGovern OBE, CCO da marca.

A marca agora busca reinventar-se, mas sem perder fatores distintos que remetem a sua história, por exemplo. “Esta é uma reinvenção que recaptura a essência da Jaguar, retornando-a aos valores que a consagram, ao mesmo tempo que a mantém relevante para o público atual. Estamos criando a Jaguar para o futuro, restaurando seu status como uma marca que enriquece a vida de nossos clientes e da comunidade Jaguar”, complementa o executivo.

O que muda na Jaguar

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A mudança é, segundo a marca, baseada em quatro elementos. Agora, o logotipo da marca é a inscrição por completo, mas em uma nova fonte, que mescla letras maiúsculas e minúsculas, com grande apelo minimalista, acompanhado de traços lineares. Há também um emblema circular, formado das letras ‘J’ e ‘R’, por exemplo. O uso de cores vivas, especialmente as primárias amarelo, vermelho e azul passam a acompanhar o ideal “exuberante” proposto.

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Entretanto, há um detalhe que reafirma aos saudosistas de que ainda se trata de um modelo da marca. O “felino saltador”, símbolo maior da marca, agora pode aparecer para um toque final ou acabamento, por exemplo. Gravado sobre listras horizontais, está sempre pulando para a frente, destacando a silhueta do animal.


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Por fim, no dia 2 de dezembro, durante a Miami Art Week, a marca apresentará o Copy Nothing, a primeira instalação global para sua nova marca, que incluirá a presença de seu primeiro modelo derivado da nova filosofia da marca. Nele aparecerá o Design Vision Concept, um conceito que antecipa os rumos da empresa, por exemplo.

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