A estratégia de renovação da Jaguar vai além de seus modelos, cujo primeiro da sua nova leva de elétricos começou a seus testes em vias públicas recentemente. Além do novo powertrain eletrificado, a marca anunciou uma identidade visual inteiramente nova, com elementos ousados que diferem do tradicional.
Segundo a marca, a nova identidade ampara-se na filosofia “copy nothing“, idealizada por Sir William Lyons, fundador da marca, que afirmava que os produtos da marca deveriam ser únicos, ou seja, sem utilizar inspirações, por exemplo. Essa é a estratégia que rege a nova face da marca, que foca em uma renovação total.
“A Jaguar tem suas raízes na originalidade. Sir William Lyons, nosso fundador, acreditava que ‘um Jaguar não deveria ser cópia de nada’. Nossa visão para a marca hoje é guiada por essa filosofia. A nova Jaguar é construída ao redor do Modernismo exuberante. É criativa, ousada e artística em cada ponto de contato. É única e destemida”, afirma o Professor Gerry McGovern OBE, CCO da marca.
A marca agora busca reinventar-se, mas sem perder fatores distintos que remetem a sua história, por exemplo. “Esta é uma reinvenção que recaptura a essência da Jaguar, retornando-a aos valores que a consagram, ao mesmo tempo que a mantém relevante para o público atual. Estamos criando a Jaguar para o futuro, restaurando seu status como uma marca que enriquece a vida de nossos clientes e da comunidade Jaguar”, complementa o executivo.
O que muda na Jaguar
A mudança é, segundo a marca, baseada em quatro elementos. Agora, o logotipo da marca é a inscrição por completo, mas em uma nova fonte, que mescla letras maiúsculas e minúsculas, com grande apelo minimalista, acompanhado de traços lineares. Há também um emblema circular, formado das letras ‘J’ e ‘R’, por exemplo. O uso de cores vivas, especialmente as primárias amarelo, vermelho e azul passam a acompanhar o ideal “exuberante” proposto.
Entretanto, há um detalhe que reafirma aos saudosistas de que ainda se trata de um modelo da marca. O “felino saltador”, símbolo maior da marca, agora pode aparecer para um toque final ou acabamento, por exemplo. Gravado sobre listras horizontais, está sempre pulando para a frente, destacando a silhueta do animal.
Por fim, no dia 2 de dezembro, durante a Miami Art Week, a marca apresentará o Copy Nothing, a primeira instalação global para sua nova marca, que incluirá a presença de seu primeiro modelo derivado da nova filosofia da marca. Nele aparecerá o Design Vision Concept, um conceito que antecipa os rumos da empresa, por exemplo.
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