A Jaguar, uma das marcas mais tradicionais do setor automotivo, revelou uma transformação completa da sua linguagem visual, prometendo adotar o que chamou de “Modernismo Exuberante”. Contudo, a mudança gerou reações nas redes sociais, incluindo um comentário de Elon Musk, dono da Tesla e da rede social X (antigo Twitter).
Com o slogan renovado “Não copiamos nada”, a Jaguar traz a ideia de se reposicionar como uma fabricante de veículos de luxo 100% elétricos. Como parte dessa estratégia, a marca britânica apresentou o seu novo logotipo, que mistura letras maiúsculas e minúsculas, formando “JaGUar”. De acordo com a empresa, a escolha estética representa “o inesperado” e celebra um conceito mais artístico e ousado
Dono da Tesla comentou mudança da Jaguar
Em um vídeo promocional compartilhado na rede social X, a marca mostrou imagens relacionadas ao novo conceito, mas sem exibir nenhum automóvel. A publicação acumulou mais de 29 mil comentários e gerou debates. Entre os críticos, Elon Musk fez uma pergunta irónica: “Vendem carros?”.
A Jaguar respondeu convidando Musk para um evento da marca: “Sim. Gostaríamos de mostrar-lhe. Junte-se a nós para uma xícara de chá em Miami, em 2 de dezembro”. Nesta data, durante a Miami Art Week, a britânica promete apresentar o “novo estado de transformação da marca”.
De acordo com Gerry McGovern, diretor criativo da Jaguar, a renovação busca resgatar os valores que fizeram a marca icônica, mas adaptando-a ao futuro. “Estamos criando uma Jaguar que seja ousada, única e relevante para um público contemporâneo. A essência original está sendo reimaginada, devolvendo à Jaguar o prestígio e a ligação com a comunidade dos nossos clientes”, afirmou.
A marca também prepara uma novidade com data de lançamento ainda não revelado. Por ora, divulgou apenas imagens de seu primeiro veículo 100% elétrico em fase de estrada, mas com camuflagens que escondem o visual. Seja como for, trata-se de um GT de quatro portas com silhueta baixa e alongada. Com a transformação, a Jaguar pretende reafirmar sua relevância. Ainda assim, terá que encarar as opiniões diversas sobre seu novo conceito. E você, o que achou da mudança?
O Jornal do Carro também está no Instagram!
Atualizada em 27/11 às7h45