Os carros eletrificados (termo que engloba híbridos e elétricos) estão chegando por toda parte e obrigando as fabricantes a tomar as mais variadas medidas. A última delas vem da Jaguar, que – conforme anúncio recente – dará uma pausa nas vendas. O objetivo, em síntese, é se reposicionar globalmente, por meio da atualização de toda sua gama de modelos. E, de acordo com comunicado emitido pela montadora britânica, chegou a vez de parar a comercialização no Brasil.
“2025 será o ano de consolidação da nova marca e seu modernismo exuberante globalmente. Uma série de eventos e ativações estão previstas para acontecer em todo o mundo até a chegada do primeiro modelo da marca, um GT cupê elétrico de quatro portas, que partilha a sua inspiração com o protótipo Type 00, apresentado durante a Miami Art Week em dezembro de 2024. Diante disso, interrompemos momentaneamente a importação de carros da Jaguar até a chegada dos novos, previstos globalmente para 2026”, enfatiza a marca, em nota.
No entanto, a Jaguar deixa claro que ainda é possível encontrar unidades zero-km remanescentes (ainda em estoque) e seminovos nas concessionárias. “Além disso, nada muda quanto à oferta de serviços e de atendimento aos atuais clientes da marca”, finaliza a fabricante.
Carro novo
Cabe ressaltar que o primeiro modelo reimaginado da marca terá produção em Solihull, no Reino Unido, em uma arquitetura elétrica dedicada chamada JEA (Arquitetura Elétrica Jaguar). No novo carro, que gerou polêmica por suas formas, chamam a atenção o longo capô, típico de modelos GT (termo que vem de grand tourer), as entradas de ar na parte inferior do para-choque dianteiro e a espécie de grade, que recebe o logotipo da marca com nova grafia. Em síntese, difere totalmente das ofertas feitas pela montadora até hoje.
Já em fase de testes, acredita-se que o novato concorra com Porsche Taycan e companhia. Com a ideia de tornar-se referência em luxo, o próximo passo da Jaguar é lançar um futuro SUV que concorra com o Bentley Bentayga e, assim, tornar-se uma marca de ultra-luxo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!