Um dos modelos que promete chamar a atenção dos visitantes do Salão de Frankfurt, que abre as portas neste sábado, é o F-Pace, primeiro utilitário-esportivo da história da Jaguar. O modelo chega ao mercado brasileiro em meados de 2016 e já tem preço estimado: custará cerca de R$ 300 mil.
Este valor inicial é para a versão a diesel, que trará o novo motor 2.0 da linha Ingenium, que gera 180 cv de potência. O outro propulsor destinado ao mercado brasileiro é o 3.0 V6 a gasolina, com 380 cv. De acordo com a Jaguar,esta versão, a topo de linha, é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em 5,1 segundos.
No Brasil, ambas terão o sistema de tração nas quatro rodas. Na Europa, há versões que têm tração traseira. O câmbio é automático de oito marchas.Para o mercado europeu, há mais duas opções de motor, o 2.0 turbo a gasolina, de 240 cv, e o 3.0 V6 a diesel, de 300 cv.
O principal alvo do F-Pace é o Porsche Macan, modelo que foi a referência para o desenvolvimento do Jaguar. Em dimensões, ele também é próximo aos alemães Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLK. Esses veículos, no entanto, têm preços bem menores no mercado brasileiro.
O Jaguar tem 2,87 metros de entre-eixos e 1,67 metro de altura. Seu porta-malas acomoda 650 litros de bagagem, mas, com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade pode chegar a 1.740 litros.
A plataforma do utilitário é a mesma do Land Rover Discovery Sport, que será produzido no Brasil a partir de 2016, e do Jaguar XE, que acaba de ser lançado no mercado nacional. Portanto, há possibilidade de produção do F-Pace na planta que a empresa está erguendo em Itatiaia (RJ). Essa decisão, no entanto, ainda não foi tomada.
De acordo com informações da Jaguar, apesar da base compartilhada, o F-Pace tem 81% de peças diferentes das usadas nos “irmãos”. Entre os destaques do utilitário Jaguar está o amplo uso de alumínio, material que está em 80% da estrutura do carro – inclusive na suspensão. Com isso, ainda conforme a montadora, foi possível economizar 280 quilos (na comparação com uma estrutura feita totalmente com aço).
Tecnologia.O novo utilitário traz um bom pacote de recursos de segurança, entretenimento, conforto e conectividade. São 12 os sistemas ativos de segurança, incluindo controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo e sensor de pedestres com função de frenagem de emergência.
A assistência à direção ganhou reforço de um sistema chamado pela Jaguar de conectividade responsiva. Segundo informações da montadora, ele foi assim batizado por dar ao motorista a sensação de estar conectado à pista. Além de melhorar a dirigibilidade, o recurso reduz em 3% o consumo de combustível.
O novo sistema multimídia do carro merece um capítulo à parte. Chamado de InControl Touch, ele traz uma tela central sensível ao toque de 10,2 polegadas, mas também pode projetar informações no painel de instrumentos, que é virtual e tem um monitor de 12,3″.
Entre os dados mostrados no painel virtual, há as indicações e mapas do navegador GPS. Este sistema, aliás, é em 3D e tem opção de zoom na tela central. Além disso, como no Google Street View, dá para visualizar foto panorâmica e interativa do local de destino.
Outra função do InControl Touch é uma espécie de espelhamento via conexão sem fio. É possível conectar com o sistema os smartphones ou tablets de todos os cinco ocupantes do carro. Feito isso, ele reproduzirá fotos, músicas e vídeos dos dispositivos, entre outras funções.
Há ainda a possibilidade de enviar, por meio da tela central, a localização do veículo para o smartphone ou tablet de amigos. Há também Wi-fi a bordo e quatro entradas USB.
Ainda no capítulo conectividade, um aplicativo permite visualizar e até controlar funções do carro (como a temperatura da cabine) remotamente, por meio do smartphone e de smartwatch. Essa tecnologia estará disponível, em breve, em todos os modelos Jaguar Land Rover disponíveis no Brasil.
Voltando o F-Pace, ele traz ainda um recurso chamado Activity Key. Trata-se de uma pulseira que permite ao motorista deixar a chave dentro da cabine do carro. Para ativá-la, basta aproximá-la do logotipo da Jaguar colocado no porta-malas. O processo desativa a chave deixada dentro do veículo. Depois, para abrir o F-Pace, é preciso aproximar a pulseira do mesmo logotipo da Jaguar. Neste momento, a chave será reativada. A pulseira é à prova d’água e suporta profundidades até 20 metros.