A Jaguar apresentou em São Paulo o F-Pace, seu produto de estreia no segmento dos utilitários-esportivos. O modelo entra em pré-venda nas 33 concessionárias brasileiras da marca em junho, com possibilidade de fazer test-drive a partir de julho e as primeiras entregas ocorrendo em setembro.
No mercado brasileiro, serão oferecidas três versões. A de entrada, Prestige, tem motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e tabela de R$ 309.300. A intermediária R-Sport traz um propulsor 3.0 V6 a gasolina de 340 cv e custa R$ 360.500. Na de topo, a esportiva S, o motor 3.0 V6, também a gasolina, entrega 380 cv, por R$ 405.900.
Além desses três catálogos, há ainda uma série especial de lançamento, First Edition, baseada na versão S, mas com cor de carroceria, bancos esportivos e vários detalhes de acabamento exclusivos. Serão apenas 19 unidades, vendidas a R$ 416.400.
Todas as versões trazem câmbio automático de oito marchas com paddle shifts para trocas manuais, além de itens de série como ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro com ajuste elétrico, sistema start-stop, sistema de vetorização de torque, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de som com entradas USB, auxiliar e para iPod e conexão por Bluetooth, faróis de LEDs, teto solar panorâmico e oito air bags.
A versão de topo, S, traz atrativos extras como head up display, que projeta informações do carro no para-brisa para o condutor, e a chave de pulso Activity Key. Trata-se de uma pulseira de borracha à prova d’água que permite ao motorista trancar o veículo e desativar a chave principal, que pode ficar guardada em segurança no porta-luvas enquanto ele vai à praia ou pratica esportes, por exemplo.
Mercado. A opção Prestige deve representar entre 50% e 60% das vendas do modelo, segundo projeção da marca. “Ela é destinada aos consumidores que buscam maior autonomia para viagens longas, sobretudo fora das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, como os mercados do interior paulista e do Nordeste brasileiro”, explicou Gabriel Patini, diretor de marketing e produto da Jaguar Land Rover para América Latina e Caribe. “Já as demais versões atendem ao cliente que dá maior atenção ao desempenho.”
Com o F-Pace, a Jaguar pretende não apenas enfrentar o BMW X4 e o Porsche Macan, seus rivais diretos, mas também disputar consumidores de outros modelos do segmento, como o Porsche Cayenne, Audi Q3 e Q5 e BMW X1 e X3.
Patini declarou que o público-alvo do produto está principalmente na faixa dos 35 a 45 anos. “Acreditamos que 90% dos compradores serão clientes novos da Jaguar, que nunca haviam encontrado no portfólio da marca um produto que os atendesse”.
A expectativa da Jaguar é que o F-Pace passe a responder por metade de todas as suas vendas no Brasil e ajude a marca a fechar o ano com o dobro de unidades comercializadas em 2015.
Facilidades.A marca vai oferecer o plano de financiamento Jaguar Access, pelo qual o interessado poderá adquirir o F-Pace mediante entrada mínima de 20%, 23 prestações fixas e uma parcela final de 50%. No final do período de 24 meses, se ele não quiser continuar com o carro, as concessionárias garantem a recompra por no mínimo 50% do valor pago.
No ato da aquisição, o consumidor pode ainda contratar um plano de revisões de 5 anos, com custo equivalente a R$ 1.000 por ano. O custo total deve ser pago no ato e compreende serviços básicos como troca de óleo, filtros, fluido de freio e mão de obra. Como está atrelado ao chassi do carro, o plano de revisão é transmissível caso o carro seja revendido.
O F-Pace terá, ainda, uma opção de seguro contratada junto à própria Jaguar, com custo anual a partir de 3,88% do valor de tabela. O valor da franquia é de 6% do preço do carro.