A Jaguar vai seguir os passos da sueca Volvo e de outras gigantes da indústria de veículos, como a GM. A partir de 2025, a marca inglesa de luxo vai fabricar apenas carros elétricos. A decisão foi comunicada pelo CEO da Jaguar Land Rover, Thierry Bolloré. Segundo o executivo, a empresa vai zerar suas emissões de carbono até 2039. Assim, vai também abandonar o uso de motores a combustão.
A Jaguar caminha para a eletrificação há alguns anos. Desde 2018, a marca produz o SUV elétrico i-Pace, um dos pioneiros no segmento de luxo. Dessa maneira, é natural que lidere o processo de eletrificação dentro da Jaguar Land Rover, que pertence à indiana Tata Motors. No mesmo sentido, Assim como a Jaguar, em breve a Land Rover também será eletrificada.
Land Rover terá seis elétricos
O primeiro SUV elétrico da Land Rover será apresentado em 2024, segundo o CEO da JLR. A partir daí, a marca vai lançar outros cinco elétricos, e, então, abandonar gradualmente a oferta de motores a diesel, que ainda são sinônimo de robustez nos modelos 4×4. Para a transição, a marca terá versões eletrificadas dos modelos Defender, Discovery e Range Rover.
Essa revolução na gama de veículos das duas marcas será fruto de investimentos de £ 2,5 bilhões, equivalentes a cerca de R$ 18,6 bilhões. Até o momento, a empresa não revelou como essa reestruturação vai afetar os empregados. Assim, o grupo informa que não pretende fechar nenhuma fábrica na Inglaterra. Nesse sentido, a planta de Solihull vai ser responsável por fazer a plataforma elétrica da Jaguar.
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Inscreva-seE como fica a fábrica no Brasil?
Inaugurada em 2016, a fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) já teve dias melhores. No início, a unidade produzia os SUVs Discovery Sport e Evoque. Entretanto, desde 2019 a unidade faz apenas o Discovery.
A fábrica ficou parada de março até junho de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em comunicado recente, a JLR informa que mantém “a estratégia de longo prazo no mercado brasileiro, mas que existe um grande desafio pela frente”.
Segundo a empresa, a prioridade é passar pela crise da melhor maneira possível. E finaliza reafirmando que “mantém a estratégia atual e para 2021”, porém sem citar planos para os próximos anos.
A Jaguar Land Rover investiu R$ 750 milhões para erguer a fábrica no Brasil. A capacidade produtiva é de 24 mil unidades por ano. Contudo, a planta não cita números. Assim, informa apenas que produziu “exemplares suficientes para abastecer o mercado brasileiro”.
A segunda geração do Evoque não foi nacionalizada. O motivo são os custos da modernização exigidos para a produção do modelo. Apesar disso, o motor flexível foi mantido como opção no SUV vendido no Brasil.