O Jaguar XE, que está sendo apresentado no Salão de Paris com carroceria sedã, dará origem a uma nova família de modelos. Responsável pelo desenvolvimento do carro, o projetista Nick Miller disse que estão planejadas as versões cupê e perua do novato. O XE é um dos carros mais cotados para ser feito na fábrica que a Jaguar Land Rover erguerá em Itatiaia (RJ).
De acordo com o diretor de design da Jaguar, Ian Callum, há ainda possibilidade de a marca inglesa lançar versões conversível e sedã com entre-eixos alongado.
Mas as novidades não ficarão focadas apenas na oferta de carrocerias. Estudos da marca apontam para a oferta de opções com tração integral e motor V8 – o sedã mostrado na França tem propulsor V6.
Todas as variações partirão da mesma plataforma, que é feita de alumínio e dará origem também ao C-X17. O novo utilitário-esportivo da Jaguar deve ser lançado no fim de 2015.
O sedã XE concorrerá com modelos como os alemães BMW Série 3, Mercedes-Benz CLA e Audi A3 e será oferecido em diversos países do mundo a partir do ano que vem. O modelo também será mostrado aos brasileiros durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas ao público entre 31 de outubro e 9 de novembro ¬- as vendas no País devem ter início em 2016.
Por ora, o XE tem motor com compressor mecânico que gera 340 cv de potência e 45,89 mkgf de torque. Segundo dados de fábrica, o sedã pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h.