O Jaguar XE está sendo lançado na Espanha e tem previsão de chegar ao Brasil em setembro ou outubro. Não há ainda preço definido, mas estima-se que deverá custar cerca de R$ 170 mil. O sedã de linhas modernas tem jeito de cupê, por causa do perfil descendente do teto. Vai disputar mercado com BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes Classe C. Trata-se de um segmento que tem obtido bons resultados de vendas, apesar da crise geral do mercado.
Executivos da marca desconversam, mas há possibilidade de ele ser o segundo modelo de automóvel a ser produzido no Brasil, na fábrica que o grupo Jaguar Land Rover está erguendo em Itatiaia, na região sul fluminense. O primeiro modelo será o Discovery Sport, e deverá começar a ser produzido no primeiro semestre do ano que vem. O segundo automóvel deverá começar a ser montado no segundo semestre.
São três opções de motores, todos da nova família Ingenium. O 2.0 com compressor está disponível em versões de 200 e 240 cv. O mais potente é o 3.0 V6, também com compressor mecânico, que rende 340 cv. É o mesmo motor já empregado no F-Type. Todos trabalham com o câmbio automático de oito marchas da ZF.
Cerca de 75 por cento da carroceria do Jaguar é feita de alumínio, incluindo o assoalho. Com isso, a empresa britânica conseguiu aliar rigidez torsional com leveza. Entre os componentes de aço estão portas e a tampa do porta-malas. Isso foi feito para que a traseira ganhasse mais peso, e o carro tivesse equilíbrio de massas, de 50% em cada eixo. Com essa distribuição, o comportamento do veículo tende a ser melhor em curvas.
A suspensão independente nas quatro rodas usa triângulos duplos na frente e braço único atrás, e também faz uso intensivo de alumínio. Além da boa base mecânica, o carro tem acabamento impecável e vem recheado de tecnologias para conectividade, incluindo Internet.