Você está lendo...
Jaguar Land Rover inaugura fábrica no RJ
Mercado

Jaguar Land Rover inaugura fábrica no RJ

Fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) fará Discovery Sport e Evoque que chegam às lojas já neste mês

14 de jun, 2016 · 4 minutos de leitura.

 Jaguar Land Rover inaugura fábrica no RJ


Fábrica terá capacidade para até 24 mil carros por ano

A Jaguar Land Rover inaugurou sua fábrica no Brasil. Localizada em Itatiaia (RJ), a planta é fruto de um investimento de R$ 750 milhões e vai produzir os Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque.


As primeiras unidades chegarão às concessionárias ainda neste mês - inicialmente, apenas do Evoque. O Discovery Sport nacional será lançado algumas semanas depois. Os preços não vão mudar - o Evoque parte de R$ 224 mil.

Por ora, a produção abastecerá somente o mercado local, mas a montadora não descarta a possibilidade de vender os veículos em outros países - especialmente os do Mercosul.

A capacidade produtiva total da planta é de 24 mil unidades. Porém, no início, serão feitos apenas exemplares suficientes para abastecer o mercado brasileiro - a montadora não divulgou esse número. De acordo com informações da Jaguar Land Rover, a nacionalização dos modelos protege as operações da marca no País das constantes variações cambiais.


A fábrica de Itatiaia é a primeira fora da Inglaterra que pertence inteiramente à Jaguar Land Rover. Hoje, a empresa produz carros na China, em parceria com a Chery, que detém 50% das operações. Há também montagem de modelos na Índia, mas em uma planta do Grupo Tata, que é proprietário da companhia inglesa.

Com a inauguração da planta, a Land Rover é a quarta montadora de carros de luxo a ter fábrica no País, depois de BMW, Audi e Mercedes-Benz.

Para celebrar o início da produção em Itatiaia, a Land Rover vai promover uma expedição com as primeiras unidades de Evoque e Discovery Sport feitas aqui que irá percorrer milhares de quilômetros pelo Brasil. A ideia da marca é mostrar que os carros feitos aqui têm a mesmas qualidades das unidades importadas da Inglaterra.


O investimento na fábrica do Sul Fluminense ainda contemplou a criação de um centro educacional em Resende, cidade vizinha a Itatiaia, aberto em parceria com o SENAI. Ele vai oferecer cursos para crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos em áreas voltadas para engenharia, manufatura e atividades ligadas à indústria automobilística.