A Jaguar não economizou para mostrar a vertente esportiva de seu novo SUV, o E-Pace. Irmão menor do F-Pace, o modelo foi apresentado com um grande salto em espiral que já o colocou no livro dos recordes. O E-Pace voou por 15,3 metros enquanto girava 270° em seu eixo, feito inédito.
O E-Pace vai rivalizar diretamente com BMW X1 e Audi Q3 e deverá se tornar o modelo mais vendido da marca, graças ao crescente mercado de SUVs de luxo. O visual do modelo é um de seus grandes destaques, sendo bem distinto do F-Pace, mas ainda com muitas referências aos sedãs e esportivos da marca.
O modelo é construído sobre uma variação da plataforma D8, a mesma do Land Rover Discovery Sport. O Jaguar, no entanto, teve tratamento para melhor comportamento no asfalto que o Discovery. Como são feitos sobre a mesma base, o E-Pace será produzido junto com o irmão da Land Rover na fábrica da Magna Steyr, na Áustria. De lá também sai o Range Rover Evoque, o terceiro modelo que usa a plataforma D8.
O E-Pace será equipado com várias versões do motor Ingenium de 2,0 litros, com opções a diesel ou a gasolina. A base da gama será um diesel de 150 cv com tração dianteira e câmbio manual de seis marchas. O restante da linha terá sempre câmbio automático de nove marchas e tração integral. O E-Pace mais potente tem 300 cv e conseguirá acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de seis segundos. Em seguida, uma versão totalmente elétrica, já mostrada como conceito, a I-Pace, será apresentada.
Dentro, o sistema InControl com tela sensível ao toque de 10 polegadas é de série em todas as versões. O equipamento tem ponto de acesso à internet por Wi-Fi e se conecta com um aplicativo de celular que dá ao proprietário informações como nível de combustível e permite a configuração de alguns sistemas do carro à distância. Como opcional, o E-Pace pode ter os instrumentos projetados numa tela de 12,3 polegadas e head-up display com projeção a laser.
Com capacidade para cinco pessoas e até 480 litros no porta-malas, o novo SUV da Jaguar é ligeiramente menor que concorrentes como o BMW X1 e o Audi Q5 (ele fica entre o Q3 e o Q5). As rodas podem ter tamanhos de 17 a 21 polegadas, compondo com o visual esportivo do modelo. O modelo deve chegar às ruas europeias ainda em 2017. Na Inglaterra, os preços vão partir de 28.500 libras, cerca de R$ 188 mil em conversão direta.