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Jaguar quebra recorde com novo E-Pace
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Jaguar quebra recorde com novo E-Pace

Novo SUV compacto da marca voou por 15,3 metros em acrobacia cinematográfica durante lançamento

Redação

13 de jul, 2017 · 4 minutos de leitura.

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Foto: Jaguar
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A Jaguar não economizou para mostrar a vertente esportiva de seu novo SUV, o E-Pace. Irmão menor do F-Pace, o modelo foi apresentado com um grande salto em espiral que já o colocou no livro dos recordes. O E-Pace voou por 15,3 metros enquanto girava 270° em seu eixo, feito inédito.

O E-Pace vai rivalizar diretamente com BMW X1 e Audi Q3 e deverá se tornar o modelo mais vendido da marca, graças ao crescente mercado de SUVs de luxo. O visual do modelo é um de seus grandes destaques, sendo bem distinto do F-Pace, mas ainda com muitas referências aos sedãs e esportivos da marca.

O modelo é construído sobre uma variação da plataforma D8, a mesma do Land Rover Discovery Sport. O Jaguar, no entanto, teve tratamento para melhor comportamento no asfalto que o Discovery. Como são feitos sobre a mesma base, o E-Pace será produzido junto com o irmão da Land Rover na fábrica da Magna Steyr, na Áustria. De lá também sai o Range Rover Evoque, o terceiro modelo que usa a plataforma D8.

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O E-Pace será equipado com várias versões do motor Ingenium de 2,0 litros, com opções a diesel ou a gasolina. A base da gama será um diesel de 150 cv com tração dianteira e câmbio manual de seis marchas. O restante da linha terá sempre câmbio automático de nove marchas e tração integral. O E-Pace mais potente tem 300 cv e conseguirá acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de seis segundos. Em seguida, uma versão totalmente elétrica, já mostrada como conceito, a I-Pace, será apresentada.

Dentro, o sistema InControl com tela sensível ao toque de 10 polegadas é de série em todas as versões. O equipamento tem ponto de acesso à internet por Wi-Fi e se conecta com um aplicativo de celular que dá ao proprietário informações como nível de combustível e permite a configuração de alguns sistemas do carro à distância. Como opcional, o E-Pace pode ter os instrumentos projetados numa tela de 12,3 polegadas e head-up display com projeção a laser.

Com capacidade para cinco pessoas e até 480 litros no porta-malas, o novo SUV da Jaguar é ligeiramente menor que concorrentes como o BMW X1 e o Audi Q5 (ele fica entre o Q3 e o Q5). As rodas podem ter tamanhos de 17 a 21 polegadas, compondo com o visual esportivo do modelo. O modelo deve chegar às ruas europeias ainda em 2017. Na Inglaterra, os preços vão partir de 28.500 libras, cerca de R$ 188 mil em conversão direta.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.