Você está lendo...
Jaguar vai parar fabricação do XJ
Notícias

Jaguar vai parar fabricação do XJ

Sedã mais luxuoso da Jaguar sairá de linha em julho. Próxima geração do do XJ deverá ficar pronta em 2020 e será totalmente elétrica

Redação

30 de mai, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

xj
Última novidade na gama foi versão comemorativa de 50 anos do modelo
Crédito:Foto: Jaguar/Divulgação
xj

A Jaguar vai encerrar a produção do XJ, seu sedã de topo. O icônico modelo terá as últimas unidades produzidas no próximo dia 5 de junho, quase 10 anos depois dos primeiros modelos da atual geração ganharem as ruas. O XJ passou por uma reestilização em 2015.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

No entanto, não é o fim da linha para o XJ. O modelo deverá ressurgir em 2020 como um topo de linha elétrico. O novo XJ vai competir com modelos como Porsche Taycan e Audi E-Tron GT. A Mercedes-Benz também prepara um modelo elétrico equivalente ao Classe S.

Publicidade


xj
Foto: Jaguar/Divulgação

A nova geração do sedã será ligeiramente maior, priorizando o espaço interno para os ocupantes do banco traseiro. Esse era um dos maiores problemas da geração que sai de cena agora.

XJ perdeu versões na Europa

Durante os 10 anos da atual geração, a Jaguar vendeu cerca de 120 mil unidades no mundo. Mais recentemente, o sedã de luxo ganhou uma versão esportiva, a XJR575, com um V8 de 5,0 litros e 575 cv sob o capô.


SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM

No entanto, as regras de emissões de poluentes mais restritas na Europa desde 2018 forçaram o fim da versão mais poderosa. Atualmente, o sedã só era vendido na Europa numa versão a diesel com um V6 de 3,0 litros e 300 cv.

A novidade mais recente é uma versão especial comemorativa pelos 50 anos do sedã. A XJ50 é mais luxuosa e tem emblemas alusivos à versão na carroceria.


xj
Foto: Jaguar/Divulgação
Deixe sua opinião