A Jaguar vai voltar às corridas, mas de forma bem peculiar. Em vez de investir em competições como a Fórmula 1, por exemplo, a marca inglesa criou uma divisão para participar de eventos de carros antigos: a Jaguar Heritage Racing.
Os carros serão os clássicos C-Type e D-Type, vitoriosos na 24 Horas de Le Mans nos anos 50. Foram cinco conquistas, duas com o C (1951 e 1953) e três com o D, de 1955 a 1957.
A primeira prova da nova equipe será a edição deste ano da Mille Miglia, considerada a “corrida mais bela do mundo”, na Itália, de 17 a 20 de maio. O percurso vai de Brescia a Roma e de volta ao ponto de partida.
Entre os dias 10 e 12 de agosto, a Jaguar Heritage Racing participará do AVD Nürburgring Oldtimer Grand Prix, na Alemanha. Para as provas serão usadas as duas configurações do circuito: a moderna, com 4,6 quilômetros, e a completa, de quase 21 quilômetros, que o faz ser considerado um dos mais difíceis do mundo. A equipe também estará no festival de Goodwood, na Inglaterra, em setembro.
Assista ao vídeo da Jaguar Heritage Racing:
Fórmula 1
A Jaguar esteve na Fórmula 1, de 2000 a 2004. A Ford, sua antiga controladora (agora a dona é a indiana Tata), comprou a equipe Stewart, do tricampeão Jackie Stewart. Sem resultados expressivos, foi vendida para a Red Bull.