O Jaguar XE SV Project 8 bateu o recorde de sua categoria no circuito de Nürburgring e se tornou o carro de produção com quatro portas mais rápido do mundo. O sedã completou uma volta em apenas 7min 21.2seg, superando o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, até então detentor do título com o tempo de 7min e 32seg.
O veículo atinge 100 km/h em 3,5 segundos e, de acordo com a fabricante, pode ultrapassar os 320 km/h. Segundo o diretor da SVO (Divisão de Veículos Especias da Jaguar Land Rover), Mark Stanton, cerca de 75% de sua estrutura mecânica é totalmente nova. “O desafio era criar não apenas o mais rápido, mas também o mais ágil veículo dentro dessa categoria. O resultado foi um veículo que tem apenas as portas e o teto do XE original em sua composição”, afirmou.
O Project 8 é equipado com um motor 5.0 V8 a gasolina capaz de produzir 600 cv de potência. Além de um sistema de tração integral e suspensão variável, o veículo possui rolamentos de rodas inspirados nos usados na Fórmula 1.
Veja o vídeo divulgado pela Jaguar:
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE ULTRAPASSAM OS 400 KM/H
1º Koenigsegg Agera RS: 447 km/h
O Koenigsseeg anunciou recentemente que o Agera RS bateu recorde de velocidade e se tornou o carro mais rápido do mundo. A velocidade média foi calculada após duas tentativas em direções contrárias, como exige o Guinness World Record para reconhecer a conquista.
2º Hennessey Venom GT: 435 km/h
O Venom GT atingiu a marca em fevereiro de 2014, quando se tornou o carro mais rápido do mundo à época. O modelo existe deste 2010. Seu motor é um V8 biturbo de 7 litros, que gera 1.451 cv de potência e 159,7 de torque.
3º Bugatti Veyron Super Sport: 431 km/h
A versão Super Sport do Veyron é o mais rápido da Bugatti. O modelo tem motor de 1.200 cv e 152,9 mkgf de torque. Limitado a apenas cinco unidades, o veículo tem uma carroceria de fibra de carbono exposta.
4º Bugatti Chiron: 420 km/h
O Chiron tinha tudo para ser o dono da melhor marca. Segundo a Bugatti, o carro tem capacidade para atingir 468 km/h, mas a limitação está nos pneus, que não suportariam o esforço. Seu motor W16 8.0 com quatro turbos produz 1.500 cv e 163,15 mkgf.
5º SSC Ultimate Aero: 413 km/h
O SSC Ultimate Aero Twin Turbo foi o primeiro carro de produção em série mais rápido do mundo. Foi superado em 2010 pelo Bugatti Veyron Super Sport. Seu motor é um V8 de 6,9 litros.
Hennessey Venom F5: 484 km/h (anunciada)
O mais novo modelo da Hennessey ainda não foi provar seu potencial na pista, mas, segundo a preparadora, ele chega para superar o Agera RS como carro a atingir maior velocidade máxima.