Alguns modelos clássicos são tão icônicos que a simples ideia de modernizá-los já causa calafrios. É muito fácil uma oficina restauradora escorregar para o mau gosto e desvirtuar a essência de carros atemporais. Um bom exemplo é o XJ Coupé, versão de duas portas que teve vida curta, de 1975 a 1978, e se transformou em um dos modelos da Jaguar mais raros do mercado. E a última coisa que os fãs da marca britânica gostariam de ver é um desses exemplares com transformações radicais.
Felizmente, o estúdio polonês Carlex Design não pesou a mão no projeto criado para um XJ Coupé de 1977. Por fora, o “Jag” parece ter acabado de sair da linha de montagem. Mas é ao abrir a porta que se tem dimensão do trabalho primoroso de restauração feito no cupê.
A cabine foi atualizada, sem agredir o espírito original do XJ. Os bancos receberam couro negro de alta qualidade, com o logotipo da Carlex bordado. Painel, console central e revestimento de portas foram revigorados com um novo acabamento. E o volante ganhou um aplique dourado que casa perfeitamente com o aro do relógio analógico instalado no centro do painel.
História. O Jaguar XJ Coupé foi apresentado durante o London Motor Show, em outubro de 1973, mas a crise econômica mundial e uma falha no projeto dos vidros laterais retardaram o início da produção em série. O carro só começou a chegar às lojas dois anos depois.
História. O Jaguar XJ Coupé foi apresentado durante o London Motor Show, em outubro de 1973, mas a crise econômica mundial e uma falha no projeto dos vidros laterais retardaram o início da produção em série. O carro só começou a chegar às lojas dois anos depois.
O XJ Coupé é baseado na versão sedã com etre-eixos curto oferecida à época. As portas, também feitas a partir do mesmo carro, receberam enxertos – inclusive, é possível ver as soldas sob os painéis do acabamento. Havia versões com motores de seis e doze cilindros.
O teto de vinil era item de série e, como não havia coluna “B”, a grande vibração da carroceria fazia surgir rachaduras na pintura das primeiras séries. Além disso, a demora entre a apresentação e o início da produção, o trabalho intensivo exigido nas modificações e o preço superior ao da versão sedã contribuíram para que o carro tivesse vida curta. A chegada do XJ-S também ajudou a decretar o fim do Coupé.
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
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Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
Jaguar XJ Coupé por Carlex Design
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