Belisa Frangione
Em 2004, o empresário Nilson Rodrigues visitava o tradicional encontro de carros antigos de Hershey, nos Estados Unidos, quando deu de cara com seu antigo sonho de infância e de consumo: um Jaguar XJ6 L 1975.
“Fiz uma proposta, mas o dono do Jaguar não aceitou. No último dia de evento, como chovia muito e não apareceu nenhum interessado, ele me ligou e fechamos negócio. Consegui esse carro com a ajuda de São Pedro”, ri.
Com seu objetivo realizado, Rodrigues providenciou todos os trâmites necessários para trazer o veículo para o Brasil já com uma outra meta: obter as placas pretas, tarefa que nem foi tão difícil assim. “Atestaram 96% de originalidade no carro”, relembra.
Por ter entre-eixos estendido, o modelo é considerado uma versão “limusine” do XJ6, embora seja um sedã. Os bancos de couro estão conservados e tanto o relógio quanto o toca-fitas no painel funcionam perfeitamente. Para os passageiros do banco traseiro, há dutos para saída do ar-condicionado. O volante tem regulagem de distância e os para-choques, feitos de borracha, são do tipo flexíveis, que se movem em caso de colisão.
O XJ6 L possui dois tanques de combustível – um do lado esquerdo e outro, no direito. O motor V6 4.2 gera cerca de 190 cv de potência. O câmbio é automático de três marchas. Está com 150 mil quilômetros rodados.
O carrão atrai olhares e até propostas para servir em festas de casamento. “Como ele é bem espaçoso, as noivas não pensam duas vezes, mas não faço disso um serviço. É só um favor para amigos mais próximos.”
Presença constante nos tradicionais encontros realizados em Águas de Lindoia, no interior, e em Santos, no litoral, onde recebeu um prêmio, o XJ6 L foi uma das estrelas do Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA), em novembro de 2012.