A Ford criou uma nova tecnologia para pessoas com deficiência visual apreciarem a paisagem em viagens de carro. Ainda como conceito, o sistema Smart Window permite que cegos “vejam”, por meio do tato, os cenários que rodeiam o veículo.
Funciona assim: o sistema analisa a paisagem ao redor e recria, no vidro da janela, uma imagem monocromática daquele cenário com tons de cinza que mudam de acordo com o contraste das paisagens. Ao tocarem a janela – quase como ler em braile -, as pessoas podem sentir diferentes vibrações de cores, que variam em 255 intensidades.
“Esta é uma oportunidade de ajudar passageiros cegos a viver uma das principais experiências a bordo”, disse o porta-voz da Ford Mac Alu Saffi. “A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples e tem o poder de tornar viagens simples em trajetos memoráveis”.
A tecnologia foi desenvolvida pela Ford em parceria com a startup italiana Aedo, especializada em soluções para pessoas com deficiência visual. O conceito está sendo chamado de “Feel the View” (“Sinta a Vista”, em tradução livre). De acordo com a montadora, o sistema poderá ser oferecido em breve como opcional em veículos da marca.
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Volkswagen Golf Variant
A receita parecia infalível: um carro com a dirigibilidade do Golf, só que com o porta-malas de uma perua. E, além disso, está em um mercado praticamente sem concorrentes. Mas aparentemente também sem compradores. Apesar da boa mecânica, da dirigibilidade de hatch, do bom nível de equipamentos e do bagageiro espaçoso, a perua do Golf nunca vendeu bem. Em março, foram 58 unidades.
Jaguar XE
O sedã inglês tem acabamento exemplar, além de estilo moderno e agressivo. Mas não consegue nem se aproximar de concorrentes alemães como BMW Série 3 (212 unidades em março), Audi A4 (124) e Mercedes-Benz Classe C (92). Foram apenas 24 unidades no mês passado.
Kia Picanto
O pequeno hatch importado da Coreia do Sul tem o mesmo motor 1.0 de três cilindros do primo Hyundai HB20, além de um bom acabamento. Mas teve somente 28 unidades licenciadas em março, contra 12.918 unidades do líder Chevrolet Onix.
Volvo V40
A marca sueca tem concentrado suas vendas na trinca de SUVs (XC40, 60 e 90). Com isso, o V40 tem ficado de escanteio, apesar de suas belas linhas. Foram 47 unidades em março. Como comparação, o grandalhão (e caro) XC90 teve 80 unidades emplacadas no mesmo mês.
Audi A3 Sportback
A versão sedã do A3 até que não foi tão mal em março (211 unidades), mas o Sportback (22 carros) ficou bem abaixo de suas potencialidades.
Ford Fiesta sedã
O sedã importado do México tem boa dirigibilidade e estilo ainda competitivo, mas está virando raridade nas ruas. Em março, foram 191 unidades licenciadas. O Volkswagen Virtus, atual líder do segmento, teve 3.059 unidades emplacadas.
Ford Focus sedã
O Focus sempre foi um carro bom de guiar. É espaçoso, rápido, tem direção bem calibrada e belas linhas. A versão sedã ganhou o pomposo nome de "Fastback", mas as vendas nunca foram "fast": em março, apenas 282 unidades foram negociadas, número bem distante dos ponteiros da categoria, caso de Corolla (5.395 veículos), Honda Civic (2.784) e Chevrolet Cruze (1.720).
Nissan Sentra
Há quem diga que o segmento dos sedãs médios é território dos japoneses. Mas, se é verdade que Toyota Corolla e Honda Civic dominam esse setor, o Nissan Sentra não consegue ser nem a terceira força. O modelo teve 378 unidades vendidas no mês passado.
Citroën C4 Lounge
Desde que foi lançado, há cinco anos, o sedã da Citroën vem colecionando elogios da imprensa especializada. Afinal, tem boa mecânica, é ágil, bem acabado e espaçoso. Mas, se foi sucesso de crítica, o mesmo não se pode dizer do público. Em março, foram apenas 257 unidades, pouco mais de um dia de vendas do Corolla. Vamos ver se com a recente reestilização o modelo emplaca.
Renault Fluence
O sedã médio da Renault é um bom carro, mas pouca gente sabe. Em março, teve somente 94 unidades emplacadas, menos de um dia de vendas do Corolla. O preço também não ajuda: o Fluence mais barato custa R$ 99.350.
Mitsubishi Lancer
A Mitsubishi vendeu somente 122 unidades do sedã Lancer, volume que não reflete as qualidades do modelo, entre elas o visual agressivo e o motor 2.0 de 160 cv.
Hyundai Elantra
O Elantra é outro sedã que nunca deslanchou no Brasil, apesar de suas qualidades (como estilo e mecânica). Em março, foram 131 unidades.