Você está lendo...
Jeep Wrangler fica com apenas uma estrela no teste do Euro NCAP
Notícias

Jeep Wrangler fica com apenas uma estrela no teste do Euro NCAP

Jeep Wrangler apresentou proteção insuficiente para motorista e ocupantes, principalmente na área do peito

Redação

06 de dez, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Jeep Wrangler teste Euro NCAP
Crédito:Em colisões frontais, o Jeep Wrangler apresentou risco aos ocupantes, notadamente na região do peito. Foto: Euro NCAP/Divulgação

Carroceria robusta e capacidade off-road não representam necessariamente segurança aos ocupantes em caso de acidente. Ao menos é o que indica o teste do instituto Euro NCAP, que concedeu apenas uma estrela para o Jeep Wrangler 2018. O modelo foi testado na versão Sahara, de quatro portas. Nos ensaios, o Wrangler obteve apenas uma estrela para passageiros, tanto adultos como crianças.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Segundo o Euro NCAP, a deformação frontal indicou que a estrutura poderia ser insuficiente para suportar um impacto mais severo. Da mesma forma, a deformação no assoalho evidenciou que no impacto a estrutura "alcançou o limite de sua integridade". De acordo com o órgão, embora os ensaios tenham indicado boa proteção para joelhos e fêmures tanto do motorista como do passageiro, a estrutura rígida do painel representa risco aos ocupantes de diferentes tamanhos.

Publicidade


+ Modelo chegará ao Brasil no ano que vem 

+ Leia a avaliação do modelo feita numa trilha nos EUA 

Nesse caso, a proteção foi considerada "marginal". Para o peito do motorista, ela foi considerada "fraca".


No caso dos ocupantes do banco traseiro, houve "fraca" proteção para o pescoço do passageiro, e "pobre" para o peito. Como referência, a classificação "pobre" é a nota mais baixa do instituto. De acordo com os danos verificados nos dummies (bonecos utilizados nos testes), o Euro NCAP emprega os termos "bom", "adequado", "marginal", "fraco" e, por último, "pobre".

Colisão lateral

No teste de impacto lateral, o Wrangler obteve pontuação máxima, com boa proteção a todas as áreas críticas do corpo.


Da mesma forma, testes com os apoios de cabeça indicaram que o modelo da Jeep oferece boa proteção à coluna e ao pescoço em caso de colisão traseira.

A dificuldade na instalação de cadeirinhas infantis prejudicou o modelo na avaliação da segurança de crianças.

O órgão também julgou que faltam equipamentos de segurança como air bags do tipo cortina e de frenagem automática.


Com esse resultado, o Wrangler passa a ser o veículo com a pior avaliação entre os lançamentos de 2018 testados pela entidade.

A FCA (grupo ao qual pertence a marca Jeep) informou que o modelo receberá o recurso de frenagem automática no ano que vem.


Deixe sua opinião