A Jeep iniciou a pré-venda da nova geração do Wrangler no Brasil. O modelo está nesse método de comercialização até o dia 4 de abril, também conhecido como dia do jipe. A reserva online exige o pagamento de um sinal de R$ 5 mil. Oferecido inicialmente em duas versões, Sahara (duas portas) e Sahara Overland (quatro portas), o Wrangler tem preços de R$ 259.990 e R$ 274.990, respectivamente.
A versão Overland traz a mais capota rígida e extensões dos para-lamas pintadas na cor da carroceria, enquanto que na opção duas portas estas peças são pretas. De série há central multimídia com tela de 8,4 polegadas com integração com Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda uma tela de 7″ para o computador de bordo no painel de instrumentos.
Nessa nova geração o modelo está com a tradicional grade de sete barras levemente inclinada. Outra característica são os faróis de LEDs com DRL integrados no entorno e nos para-lamas dianteiros, assim como as setas. O para-choque dianteiro é mais recortado e tem as luzes auxiliares acopladas na parte interna.
Outra novidade do Wrangler, que na verdade é uma função que retorna ao jipe, é o para-brisa basculante, que pode ser deitado sobre o capô para aventuras no fora de estrada com mais contato com a natureza. Além disso, foram mantidas as opções de retirar as portas e a cobertura do teto.
Ele chega ao Brasil equipado com o motor quatro cilindros 2.0 turbo, com injeção direta de combustível, que rende 270 cv e 40,8 mkgf. A transmissão é automática de oito velocidades com tração 4×4 com reduzida.
O novo Wrangler também ganhou melhorias nos ângulos de ataque e transposição. Além disso, para ficar mais leve, traz várias partes de alumínio (inclusive as portas e tampa do capô). Com isso, perdeu 90 kg.
O interior foi todo remodelado, mas manteve características da geração anterior, como o volante, que recebeu leve atualização. O painel de instrumentos, por sua vez, é parecido com o do Compass. No centro do painel, são novas a central multimídia com tela sensível ao toque e a posição das saídas de ar-condicionado. Na parte inferior do console central ficam as entradas USB e de 12V, além dos comandos dos vidros elétricos.
Para agradar os puristas, a Jeep manteve a alavanca para engate da tração 4×4 e 4×4 reduzida. A maioria dos atuais modelos off-road adota sistema elétrico de acionamento no painel. Há ainda um botão que permite bloquear o dois diferenciais, apenas o traseiro ou deixar ambos livres. Um botão com a inscrição “sway bar” denuncia que o novo Wrangler tem barra de torção ativa. O sistema ajuda a reduzir a rolagem da carroceria em curvas rápidas ou ao passar por irregularidades na piso.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube:
Rubicon estreia no segundo semestre
A Rubicon será opção de topo do Wrangler no Brasil e, por enquanto, não tem o valor definido. O modelo será lançado apenas no segundo semestre. Inicialmente apenas na versão de quatro portas.
Como na geração anterior, a nova Rubicon é a mais agressiva em termos de off-road. O modelo tem pneus de 33 polegadas, barras antitorção que são desconectadas eletronicamente, para-choques maiores eixos Dana 44 e outras modificações no conjunto de suspensão.